Os campeões do Campeonato Cearense, no ano de cada uma das 20 edições da Copa do Mundo Fifa

Em 1930, o Brasil tinha seu primeiro golpe de estado, quando Júlio Prestes, mesmo vencendo as eleições não pode assumir, pois Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul se sublevaram e deram posse a Getúlio Vargas. No Uruguai era realizada a primeira Copa do Mundo de futebol, realizada pela Fifa, onde os donos da casa acabaram vencendo a Argentina por 4 x 2, no terceiro lugar ficou EUA. Nesse ano o Orion, se sagrou campeão Cearense em cima do Maguari, o Ceará em terceiro lugar, com Zezé do Orion, artilheiro com 11 gols. 

No Brasil em 1934, foi promulgada a Constituição brasileira, com, feita com o lema: liberdade a justiça, e ao bem estar social e econômico, ele durou na prática apenas um ano, suspensa pela lei de Segurança Nacional. Na Itália, a seleção da casa venceu a Tchecoslováquia por 2 x 1 na final se tornando campeã pela primeira vez, a Alemanha venceu a Áustria por 3 x 2 e ficou com o terceiro lugar. Nesse mesmo ano o Fortaleza chegaria ao titulo em cima do América, com o Maguari em terceiro lugar e o Bila do Leão como artilheiro com 16 gols. 

Em 11 de maio de 1938, o Levante Integralista, com 80 membros e que tinha Plínio Salgado como seu líder, atacaram o Palácio do Catete com o objetivo de assassinar Getúlio Vargas, o plano naufragou e o líder foi preso e exilado. Era o Levante um grupo de extrema direita. Em 1938 a França foi sede da Copa, mas foi a Itália que se tornou bi-campeã em cima da Hungria, por 4 x 2, o Brasil ficou em terceiro lugar quando venceu a Suécia por 4 x 2. No Campeonato Cearense, O tricolor do Pici, foi campeão em cima do Maguari, o mecão ficou em terceiro lugar e Mundico do Fortaleza foi o artilheiro com 28 gols. 

Em 1950, o cartunista, Charles Monroe Schulz deu inicio a série de desenhos do Snoopy, que publicou durante mais de 50 anos e concluiu em 14 de dezembro de 1999, quando um ataque cardíaco o levou aos 77 anos. Depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Copa do Mundo volta a ser realizada e desta vez no Brasil, quando os anfitriões são derrotados em pleno Maracanã, pelo Uruguai por 2 x 1, no terceiro lugar, Suécia vence a Espanha por 3 x 1. No Cearense, O Ferroviário é campeão com o Fortaleza em segundo lugar e o Ceará em terceiro lugar e o Antonino artilheiro com 11 gols pelo Leão. 

No ano de 1954 foi difícil no Brasil por causa da crise política de agosto, que culminou com a morte de Vargas em 25 de agosto. O atentado da Rua Tonelero que assassinou o Major Rubens Florentino Vaz e quase também levava a óbito Carlos Lacerda. No dia 17 de agosto é capturado Climério Euribes de Almeida que havia participado do atentado e Getúlio queria tirar uma licença, mas o exercito exigia sua renúncia imediata, mas o fim acabou trágico. Nesse ano na Suíça, a Alemanha vence a Hungria e conquista seu primeiro titulo. A Áustria vence o Uruguai por 3 x 1 e fica em terceiro lugar. O Fortaleza é campeão Cearense, o América foi segundo lugar e o Ceará terceiro lugar, com Moésio como artilheiro com 11 gols pelo tricolor do Pici. 

Quando falamos em União Européia pensamos logo em Euro e nesse acordo que vigorou recentemente, mas foi em 1958, que foi estabelecido o tratado de Roma, com a criação a Euratom, com a criação de uma Assembleia Parlamentar Européia e a instalação de um Tribunal de Justiça, foi adotado também o acordo monetário europeu. Na Suécia o mundial é vencido pelo Brasil que bate a anfitriã por 5 x 2, a França vence a Alemanha por 6 x 3 e conquista o terceiro lugar. Na capital alencarina, o Ceará vence o campeonato local em cima do rival, com o Ferroviário em terceiro lugar. Zé Melo do Tubarão da Barra é o artilheiro com 21 gols. 

Em 1962 é realizada a 13° edição do Mundial da Fia de Formula 1, com nove GP´s, na Holanda Graham Hil venceu, Bruce Mclaren ficou com GP de Mônaco, na Bélgica deu Jim Clark, depois na França foi a vez de Dan Gurney e na Grã-Bretanha novamente Jim Clark, na Alemanha e Itália deu Graham Hill, nos EUA, deu Jim Clark e finalmente na África do Sul, Graham Hill que acabou faturando o titulo com 42 ptos, seguido de Jim Clark com 30 pontos e Bruce Mclaren com 27 pontos. No Chile, o Brasil se tornaria bi-campeão mundial de futebol ao vencer a Tchecoslováquia por 3 x 1, o Chile ficou em terceiro lugar ao ganhar de 1 x 0 da Iugoslávia. No futebol cearense, deu Ceará em cima do Usina, com Fortaleza em terceiro lugar e Haroldo Castelo Branco como artilheiro pelo Leão com 31 gols. 

Em 1966, os Beatles gravam o seu álbum Revolver, onde deixariam de compor apenas músicas sobre amor e garotas e passariam a se envolver ainda mais com LSD e seria sua última turnê, quem acompanhou eles nessa jornada de 12 meses foi o jornalista Steve Turner que mergulhou com o quarteto de Liverpool: John, Paul, George e Ringo. Nesse período, a Copa do Mundo seria disputada na Inglaterra, terra dos garotos do rock roll, e vencida por Bob Chalton e companhia em uma vitória polêmica sobre a Alemanha por 4 x 2, em terceiro lugar, Portugal de Euzébio. Que ganhou de 2 x 1 da URSS. No futebol cearense, o América seria o campeão em cima do Ceará, com Fortaleza em terceiro lugar e tendo o artilheiro da competição com 15 gols, Croinha. 

Em 24 de outubro de 1970, Salvador Alende, se torna presidente do Chile. Um médico, de esquerda e marxista, que fundou o Partido Socialista e governou o país de 1970-1973, quando foi deposto pelo um golpe das forças armadas liderada por Augusto Pinochet. Alende talvez ele cometeu o mesmo erro de Lula, acreditar que  burguesia respeitaria a democracia. Ele era maçom e acreditava na via eleitoral da democracia representativa, queria implantar o socialismo dentro do sistema. 

No México, o Brasil chegaria ao tri-campeonato com o 4 x 1 em cima da Itália, a Alemanha ficou com terceiro lugar ao vencer o Uruguai por 1 x 0. Nesse ano o Ferroviário foi o campeão Cearense, com Ceará em segundo lugar e Guarany de Sobral em terceiro lugar, com o artilheiro também do certame, Paraíba com 15 gols. 

Em 1974, a Revolução dos Cravos trouxe de volta a democracia depois de 48 anos de ditadura fascista e guerra nas colônias africanas. Tudo começou com a execução da música: “Grândola, Vila Morena”. O líder Mário Soares voltou do exílio em Paris e foi recebido por milhares numa estação ferroviária de Lisboa, com cravos vermelhos sendo jogados de helicóptero. 

Na Alemanha em 1974 a Copa do Mundo de futebol foi vencida pelos donos da casa, que derrotaram na final os Países Baixos (Holanda), por 2 x 1, em terceiro lugar ficou a Polônia que derrotou o Brasil por 1 x 0. No Campeonato Cearense, o Fortaleza venceu o Clássico Rei contra o Ceará e se sagrou campeão, com Ferroviário em terceiro lugar, Beijoca pelo Leão como artilheiro com 26 gols. 

O ano de 1978 no Brasil foi reservado à visita de Jimmy Carter, presidente dos EUA, que passou três dias por aqui, em pleno regime militar, que por sinal teve a proibição de greve nos setores de segurança nacional e serviços públicos de todo o país. Foi também a eleição do último presidente do regime, general João Batista Figueiredo. A Copa do Mundo da Fifa, aconteceu na Argentina, quando as donas da casa, ganharam em cima da Holanda por 3 x 1. O Brasil terminou em terceiro lugar ao vencer a Itália por 2 x 1. No Campeonato Cearense, o Vozão conquista o famoso Tetra com gol de Tiquinho em cima do maior rival, em terceiro lugar ficou o Ferroviário. Já o artilheiro do certame foi Geraldino, com 26 gols, ele vestia a camisa, azul, vermelha e branca. 

Em 1982, na TV estréia o Plantão JN, na TV Globo, já a Record Rio de Janeiro é inaugurada. “Os Ricos também choram”, primeira novela mexicana transmitida no Brasil estréia no SBT. Nesse período, TV Bandeirantes e TV Globo começam a usar o satélite que permite transmissão nacional. No futebol, a Copa do Mundo, realizada na Espanha é marcada pela famosa eliminação da seleção canarinha em Sariá, quando perde de 3 x 2 para a Itália, que acabaria sendo campeã vencendo na final a Alemanha por 3 x 1. No terceiro lugar, a Polônia venceu a França por 3 x 2.  

O Fortaleza venceu o Ferroviário e conquistou o Campeonato local, com Ceará em terceiro, com o artilheiro da competição, Ademir Patrício com 31 gols. 

Em 26 de abril de 1986, uma explosão e um incêndio permitiu que partículas radioativas fossem lançadas em parte da URSS e da Europa. No famoso caso de acidente de Chernobil, foram 31 pessoas mortas e outras atingidas com deformidades e câncer a longo prazo, foi gasto o trabalho de 500 mil trabalhadores e 18 bilhões de rublos com o objetivo de conter o avanço da contaminação. Esse ano, o México volta a sediar o Mundial de futebol profissional da Fifa, com Argentina de Diego Maradona e a mão de Deus e a vitória em cima da Alemanha por 3 x 2, na disputa do terceiro lugar, a França venceu a Bélgica por 4 x2. No Cearense, o Ceará foi campeão em cima do Fortaleza, com Ferroviário em terceiro lugar, Rubens Feijão do Vovô, artilheiro com, 30 gols. 

No dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retira a homossexualidade da lista internacional de doenças. Apesar do avanço ainda tem países que não considera o homossexual como alguém comum. O Brasil deixou de considerar como doença em 1985, através do seu Conselho Federal de Psicologia. Na China a mudança só veio em 2001 e o que dizer da Rússia país sede da Copa do Mundo de 2018. Mesmo com a descriminalização do gay em 1993, o homossexual é apontado nos canais estatais como pervertidos, agentes estrangeiros infiltrados ou pessoas doentes que devem ser curadas. 

Em 1990 a Itália sediou a Copa, mas quem levou foi a Alemanha em cima da Argentina por 1 x 0, os anfitriões ficaram com o terceiro lugar ao vencer a Inglaterra por 2 x 1. Já o Ceará venceu seu maior rival e se tornou novamente campeão Cearense de futebol, com Tiradentes em terceiro lugar e Hélio do Vozão como artilheiro com 14 gols. 

No dia 01 de maio de 1994, o Brasil amanheceu triste numa manhã de domingo o piloto de Formula 1, Airton Senna, tri-campeão mundial da categoria faleceu na curva de Tamburello, no GP de San Marino, em Ímola na Itália. Houve uma comoção nacional, com multidões nas ruas a espera do corpo de Bombeiros com o carro que trazia o ídolo. Nesse ano, nos EUA, o Brasil se alegrou, depois de 24 anos, foi Tetra campeão em cima da Itália. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *