Nordeste lidera busca de jovens por aulas de matemática pela internet

Região corresponde a 33,3% do público do canal no Youtube Ferretto Matemática, com mais de 632 mil inscritos, ficando atrás apenas da região Sudeste

Créditos: Envato Elements

O Ensino à Distância (EAD) é uma realidade cada vez mais presente na vida de jovens e adultos que querem estudar e se qualificar com custos mais baixos e horários mais flexíveis. Segundo pesquisa do Censo da Educação Superior, divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as matrículas em cursos EAD aumentaram 17,6% em 2017, e os estudantes da modalidade atingiram 1,8 milhão nesse período.

De olho nesse cenário, o gaúcho Daniel Ferretto, mais conhecido na internet como Professor Ferretto, decidiu unir a sua paixão pelo ensino com o gosto que adquiriu, depois de adulto, pela matemática – disciplina classificada como uma das mais “temidas” pelos estudantes brasileiros.

Há cerca de 4 anos, ele começou a gravar, de forma despretensiosa, vídeos no Youtube ensinando matemática e hoje, com seu canal Ferretto Matemática, é considerado o maior influenciador de matemática da América Latina, com mais de 2 milhões de inscritos. Em outras redes sociais, como Facebook e Instagram, acumula cerca de 400 mil seguidores.

Grande número de alunos no Nordeste

Seguindo essa tendência, o Nordeste tem se destacado cada vez mais dentre os usuários da plataforma do Professor Ferretto, assim como entre os inscritos de seu canal. Hoje, os alunos da região são o segundo principal grupo em acessos ao seu canal no Youtube, sendo 33,3% do total de inscritos, ficando atrás apenas do Sudeste, que corresponde a 40,5%.

Os estados de maior destaque são, pela ordem de mais alunos e inscritos: Ceará, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Paraíba. Juntos, esses 5 estados somam mais de 489 mil inscritos no canal no Youtube.

O Professor Ferretto comemora tais índices. “Hoje, o Nordeste é destaque e encabeça uma série de rankings de educação no país. Fico muito feliz que estudantes dessa região tenham números expressivos também em minha plataforma e em meu canal no Youtube”, comenta.

E, apesar dos números já expressivos, Ferretto quer conquistar  ainda mais alunos da região futuramente. “Meu objetivo é ampliar cada vez mais a quantidade de estudantes nordestinos, e fazer com que eles tomem um gosto ainda maior pela matemática, aprendendo a matéria de uma forma divertida e prazerosa”, projeta.

Sobre o Professor Ferretto: é o maior influenciador de matemática do Brasil, com mais de 2 milhões de inscritos no Youtube. O canal proporciona a milhares de estudantes a oportunidade de aprender e se desenvolver na matemática, desde o nível básico até a matemática do ensino superior. O acesso aos conteúdos do canal é gratuito, e também há cursos que podem ser adquiridos no site. Em seu blog, o professor também dá dicas para entender a matemática de forma prática e sem complicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *