Academia ACLA empossou nova diretoria e homenageou personalidades cearenses

Da redação

Foi das mais brilhantes a solenidade de posse da nova Diretoria da Academia de Ciências, Letras e Artes de Columinjuba – ACLA Capistrano de Abreu, realizada em Fortaleza, no Palácio da Luz (sede da Academia Cearense de Letras), no sábado 30 de março.

A entidade maranguapense, que desenvolve  trabalhos na terra em que nasceram Capistrano de Abreu, Chico Anísio e o jornalista e farmacêutico Pedro Gomes de Matos, congrega trabalhos em várias áreas do desenvolvimento humano, colocando a cidade serrana em situação privilegiada.

O novo Presidente da ACLA é o escritor e economista Paulo Roberto Neves Pereira que levando em conta a importância do crescimento cultural do Estado, homenageou diversas personalidades. Receberam a láurea de Destaque de 2018  Gonzaga Mota e Ubiratan Aguiar, respectivamente ex-Governador e ex-Secretário de Educação do Estado.

Os saudosos Evandro de Holanda Carneiro e Wilson Fernandes, nomes que pontificaram na ACLA, receberam homenagens que foram cercadas de muita emoção. Familiares de ambos estiveram presentes, ouvindo-se demorados aplausos em honra da memória de ambos.

Diplomação dos novos Sócios Beneméritos, uma categoria que por si só, coloca nomes em posição diferenciada no Sodalício. Os escritores Eurípedes Maia Chaves Junior, Nicodemos Napoleão e Linda Lemos receberam seus títulos. O médico e escritor Ernani Rocha Machado, que seria também homenageado, receberá seu título numa outra oportunidade, pois não pode comparecer em face de compromissos familiares de urgência.

Um outro momento de grande importância ocorreu quando da Diplomação do Escritor Domingos Pascoal Melo, cearense radicado em Aracaju-SE que recebeu o título de Sócio Correspondente. Um outro nome do estado sergipano também homenageado foi Adailton Andrade, agora Sócio Correspondente da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará – ALMECE que também recebeu seu título na oportunidade.

Composição da Mesa

Domingos Pascoal Melo – Academia Sergipana de Letras; Adailton Andrade – Representando a Academia Sancristovense de Letras e Artes – Sergipe; Grecianny Carvalho Cordeiro – Academia Cearense de Letras; Paulo Roberto Neves Pereira – Presidente da ACLA Capistrano de Abreu; Maria Linda Lemos Bezerra – Presidente da Aljug -Academia de Letras Juvenal Galeno; Nicodemos Napoleão – Presidente da Almece – Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará; José Eurípedes Maia Chaves Júnior – Instituto do Ceará e Associação Brasileira de Médicos Escritores.

Posse dos Diretores

Foram emposssados: Presidente-Paulo Roberto Neves Pereira;   1º Vice-presidente-Francisco Ribeiro de Moura; 2º Vice-presidente-José Aureílson Cordeiro de Abreu; 1º Secretário- Francisco José Moreira Lopes; 2º Secretário-Joana Darc da Silva; 1º Tesoureiro-Pedro João de Abreu; 2º Tesoureiro-Luiz Carlos de Abreu Brandão. Conselho Fiscal – Membros Efetivos: Pedro Jorge de Abreu Braga; Francisco José Vasconcelos Fernandes Vieira; Nádia de Abreu Braga. Conselho Fiscal – Membros Suplentes: Edla Braga de Carvalho; Marcus Fábio da Silva Luna; Maria Ruth Bastos de Abreu Brandão.

Psse dos Novéis Acadêmicos

Novos acadêmicos pela ordem das cadeiras de 1 a 14:Antonio Dellani Freire de Lima, (Letras); Marilia Anselmo Pedroza(Artes); Gilson da Costa Moreira(Ciências); Marcos  Alberto de Oliveira VieiraCiências); Edna Maria Martiniano(Letras); Alexandre Cabral Freire(Ciências); Manoel Severo Barbosa(Letras); José Alves Martins(Letras); Antonio Jorge Acário(Ciências); Maria Jose Esmeraldo Rolim(Letras); Thiago Perdigão dos Santos(Ciências); Francisco Ireilton Bezerra Freire(Ciências); Antônio Wilton Mendes Cunha(Ciências); Antonio José Matos de Oliveira(Letras).

Um comentário em “Academia ACLA empossou nova diretoria e homenageou personalidades cearenses

  • 7 de abril de 2019 em 10:30
    Permalink

    Fico feliz em ter participado de um evento tão importante para a cultura do nosso estado. Parabéns ao organizadores e aos membros da diretoria da ACLA

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *