A arte contemporânea assume o protagonismo em Buenos Aires

A arte contemporânea assume o protagonismo em Buenos Aires

Até domingo 14 de abril, a atividade cultural da capital argentina estará voltada para a arte

Obra ao ar livre do artista argentino Carlos Huffman. Foto: DivulgaçãozAté o próximo dia 14 de abril terá lugar na capital argentina a famosa Semana de Arte. Sob a premissa de criar convivência de espaços, instituições, expressões artísticas e públicos distintos, um total de 22 instituições e fundações culturais se uniram para criar uma programação variada e interdisciplinar que pode ser aproveitada em Buenos Aires de forma totalmente gratuita.

Desta forma, durante sete dias, o Parque da Semana de Arte se tornará o ponto de encontro de todos os moradores e visitantes da cidade que desejam desfrutar de uma ampla gama de atividades culturais, como visitas guiadas, aulas magnas, palestras e apresentações.

Dentro do programa destaque para a exposição de cinco instalações de arte dos artistas argentinos Margarita Paksa, Mariana Telleria, Carlos Huffman, Luna Paiva e Marie Oresanz, além do BAFICI, um ciclo de cinema ao ar livre sobre arte e cultura, que funcionará até domingo a partir das 21h. Além disso, foi instalado um pavilhão arquitetônico no qual serão apresentados as obras “Mesa Redonda”, “Esto Es Un Juicio” e “Comunicacaiones”, de Margarita Paksa, e que servirá como um ponto de encontro e sede da programação diária.

Por sua vez, as instituições participantes também irão sediar mais de 43 mostras de arte em suas próprias sedes. Por exemplo, o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires apresentará trabalhos e retrospectivas de Carlos Herrera, Max Gómez Canle e Mercedes Azpilicueta; o Parque da Memória disponibilizará uma exposição de Alicia Herrero e o Centro Cultural Recoleta reunirá várias mostras.

Aproveitando a Semana da Arte e se posicionando também como um grande evento de arte contemporânea local, entre os dias 11 e 14 de abril também acontecerá a 28ª edição da feira arteBA, com a participação de mais de 400 artistas representados por quase 80 galerias de arte de mais de 25 cidades ao redor do mundo. A feira oferecerá a segunda edição do ciclo de visitas guiadas, que oferece circuitos temáticos diários, além de intervenções, exposições de projetos editoriais e atividades para crianças.

Durante a Semana de Arte, também será realizado o programa de bate-papos da Art Basel Cities, edição Buenos Aires, com a colaboração da Fundação arteBA. Desta forma, de 12 a 14 de abril será realizada uma série de bate-papos nos quais participarão mais de 40 palestrantes da comunidade acadêmica, artística e institucional de diferentes partes do mundo, que falarão sobre temas como o futuro da arte e da tecnologia, novos plataformas de visualização de arte ou a relação entre teorias de gênero e arte contemporânea, entre outras, com o objetivo de gerar debate e pensamento crítico.

Assim, a Semana de Arte continua promovendo durante mais um ano o acesso à oferta artística e cultural da cidade de Buenos Aires através de propostas atrativas em espaços públicos, para que todas as pessoas tenham a oportunidade de desfrutar de propostas innovadora, geralmente disponíveis para poucos, desta vez completamente gratuitas para todos.

Mais informações: https://turismo.buenosaires.gob.ar/br

 

Sobre Buenos Aires

Buenos Aires é a capital da Argentina e a cidade mais populosa, que está localizada na costa oeste do estuário do Rio da Prata, na costa sudeste da América do Sul. A cidade é um distrito autônomo, sendo um destino turístico de primeira classe que oferece uma combinação única de elegância europeia e paixão latino-americana. Famosa como o berço do tango, a cidade também abriga ópera, teatro e arte de primeira classe. Tem uma arquitetura de estilo europeu bem preservada, tradições nativas, restaurantes cheios de vinho da província de Mendoza e cortes de carne fresca da região. Buenos Aires é formada por pequenos bairros altamente individualizados, cada um com suas próprias cores e formas características. O destino atrai e satisfaz turistas de todos os gostos e orçamentos com sua ampla gama de acomodações que incluem hotéis de luxo, hotéis-boutique elegantes e de grandes redes internacionais. Para mais informações sobre turismo, visite: www.turismo.buenosaires.gob.ar ou siga a página de Buenos Aires no  Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *