Walkability: indicador de mobilidade e funcionalidade vira fundamental na escolha de imóveis
Diversos fatores influenciam no valor agregado de um imóvel, como localização, segurança, áreas de lazer e estética. Atualmente, um dos critérios que tem chamado a atenção de potenciais clientes é o chamado walkability, ou seja, o quanto aquele empreendimento facilita a locomoção dos moradores. Walkability, em tradução livre, significa algo como “caminhabilidade”, diz respeito à percepção que as pessoas têm sobre a mobilidade urbana e o transporte sustentável de uma localidade.
Wallace Soares, diretor comercial da Mota Machado, construtora de referência no mercado imobiliário de alto padrão, destaca que o walkability de um empreendimento tem se tornado decisivo na compra de um imóvel. A construtora tem investido nesse conceito para proporcionar aos moradores mais praticidade e mobilidade.
“Ao escolher um imóvel, as pessoas procuram um lugar que proporcione praticidade, segurança, economia e que vão agregar de alguma forma na sua rotina. Da mesma forma, elas também estão interessadas em saber se os arredores daquele imóvel também vão proporcionar facilidade e conforto no dia a dia”, explica.
Wallace cita alguns fatores que aumentam os índices de walkability de um empreendimento, tais como: locais com ótima presença de serviços no entorno e com boa estrutura externa, assim como, facilidade na locomoção em chegar e sair com transporte. “São fatores bem pontuados por compradores e investidores no momento da compra”, afirma.
O Mirare Collection, por exemplo, é um empreendimento Mota Machado que carrega o conceito de valorizar funcionalidade e dinamismo para um dia a dia mais fluido. Com ciclovias sinalizadas e calçadões arborizados em seus arredores, o Mirare reúne em seu entorno mobilidade urbana e a sensibilidade de uma vida com mais qualidade.
“Esta é a proposta da Mota Machado ao conceber este empreendimento. Tudo foi concebido para transformar a rotina dos seus moradores numa experiência mais encantadora”, destaca Wallace Soares, diretor comercial da Mota Machado.