Volume de serviços no Estado varia 0,3% em dezembro, e fecha 2023 com alta de 3,6%
Em dezembro de 2023, o volume de serviços no estado do Ceará apresentou variação de 0,3% frente a novembro, na série com ajuste sazonal.
No confronto com dezembro de 2022, sem ajuste sazonal, o volume de serviços teve retração de 2,9%, a primeira queda apontada pela pesquisa no ano passado para este tipo de comparação.
Com o resultado, o acumulado do ano, frente a igual período de 2022, encerrou com expansão de 3,6%, terceiro ano seguido de crescimento.
No indicador acumulado nos últimos 12 meses, o setor mostrou perda de dinamismo ao passar de 4,5% em novembro para 3,6% em dezembro de 2023.
Na comparação com dezembro de 2022, o volume de serviços apontou retração de 2,9% em dezembro de 2023, após ter avançado 1,0% no mês anterior. A queda deste mês foi acompanhada pela maior parte (quatro) das cinco atividades de divulgação.
Entre os setores, o de Serviços prestados às famílias (-8,3%) exerceu o principal impacto negativo. Os outros recuos vieram dos profissionais, administrativos e complementares (-5,6%), dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-2,6%) e de outros serviços (-3,6%).
Em sentido oposto, os serviços de informação e comunicação (3,3%) exerceram contribuições positivas sobre o volume total de serviços.
Atividades turísticas crescem 10,5% em dezembro
Em dezembro de 2023, o índice de atividades turísticas no estado do Ceará apontou expansão de 10,5% frente ao mês imediatamente anterior, após mostrar quatro resultados negativos consecutivos.
Na comparação dezembro de 2023 / dezembro de 2022, o índice de volume de atividades turísticas no Ceará apresentou retração de 14,1%, oitava taxa negativa seguida, reflexo da queda na receita de empresas que atuam nos ramos de restaurantes; serviços de bufê; hotéis; locação de automóveis; transporte rodoviário coletivo de passageiros; agências de viagens; e espetáculos teatrais e musicais.
No acumulado do ano, o agregado especial de atividades turísticas teve declínio de 3,2% frente a igual período do ano anterior.
Saiba mais em:
https://sidra.ibge.gov.br/
https://biblioteca.ibge.gov.
Nacional