Volume de serviços no estado cai 3,7% em janeiro

Em janeiro de 2023, o volume de serviços no estado do Ceará caiu 3,7% frente a dezembro, na série com ajuste sazonal.

Na série sem ajuste sazonal, frente a janeiro de 2022, o volume de serviços avançou 2,8%, sua 3ª taxa positiva consecutiva. O acumulado em doze meses passou de 10,2% em dezembro de 2022 para 9,2% em janeiro de 2023.

image.png

Ante janeiro de 2022, o volume de serviços avançou 2,8%, sua terceira taxa positiva seguida. O resultado deste mês trouxe expansão em três das cinco atividades de divulgação.

Os avanços vieram dos serviços profissionais, administrativos e complementares (11,3%); dos prestados às famílias (24,2%); e de outros serviços (15,8%); que apresentaram incrementos de receita em: serviços de engenharia; locação de automóveis; agências de viagens; atividades de cobranças e informações cadastrais; aluguel de máquinas e equipamentos, no primeiro; restaurantes; hotéis; serviços de bufê; atividades teatrais e de espetáculos; e atividades de condicionamento físico, no segundo; e das empresas que atuam nos ramos de atividades financeiras auxiliares; corretoras de títulos e valores mobiliários; e administração de bolsas e mercados de balcão organizados, nesse último.

Os setores de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,2%) e de informação e comunicação (-8,7%) exerceram contribuição negativa sobre o volume total de serviços.

Serviços recuam em 16 das 27 unidades da federação em janeiro

Regionalmente, a maior parte (16) das 27 unidades da federação assinalou retração no volume de serviços em janeiro de 2023, na comparação com o mês imediatamente anterior, acompanhando o recuo observado no resultado do Brasil (-3,1%).

O impacto negativo mais intenso veio de São Paulo (-2,6%), seguido por Rio de Janeiro (-5,5%), Minas Gerais (-2,6%) e Distrito Federal (-7,2%). A principal contribuição positiva do mês foi do Paraná (3,0%), seguido por Bahia (2,4%), Espírito Santo (3,9%) e Piauí (13,3%).

Saiba mais em:

Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA

INDICADORES IBGE

Setor de serviços cai 3,1% em janeiro, após alcançar recorde histórico em dezembro de 2022 | Agência de Notícias (ibge.gov.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar