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Vendas para o Dia das Mães crescem 6,3%, de acordo com o ICVA

O comércio eletrônico foi destaque, com alta de 11,8%; o varejo presencial cresceu 5,7%

As vendas para o Dia das Mães, apuradas entre os dias 5 e 11 de maio, cresceram 6,3%, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), ante período determinado de 2024. O e-commerce teve alta de 11,8% enquanto o varejo físico cresceu 5,7%.

Todos os segmentos dos setores apresentados apresentaram crescimento, com destaque para Vestuário e Artigos Esportivos (+6,4%), Livrarias, Papelarias e Afins (+4,0%) e Óticas e Joalherias (+3,4%). Outros setores que se relacionam indiretamente com os dados comemorativos também registraram alta no período comprovado, tais como Recreação e Lazer (+9,1%), Drogarias e Farmácias (+8,8%), Supermercados e Hipermercados (+6,8%) e Bares e Restaurantes (+4,7%).

“Assim como observado no ano passado, quando as vendas para o Dia das Mães saltaram 6,8% em relação a 2023, um dado comemorativo voltou a apresentar desempenho positivo. É um sinal de sua importância para o Varejo brasileiro”, diz Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo. “Vestuário e Artigos Esportivos, segmento presenteável de alta glória com o evento, se recuperou e apresentou um dos resultados mais expressivos”.

REGIÕES

Levando-se em conta o Varejo físico, as vendas cresceram em todas as regiões em relação ao ano passado. O Norte registrou alta de 7,6%. Na sequência, aparecem Sul (6,2%), Sudeste (+5,8%), Centro-Oeste (+5,0%) e Nordeste (+4,6%).

Em todas as unidades federativas o lucro subiu, com destaque para Amazonas e Minas Gerais, com crescimento de 7,2% e 6,9%, respectivamente. Na sequência, aparecem Rio Grande do Sul (+6,2%), Pará (+6,1%), Santa Catarina (+6,0%), São Paulo (+5,7%), Rio de Janeiro (+5,5%) e Distrito Federal (+5,1%) com as maiores variações positivas.

SOBRE O ICVA

 

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenas lojistas até grandes varejistas. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

 

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

 

COMO É CALCULADO

 

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo. Dessa forma, o indicador não reflete apenas a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, uma dinâmica real de consumo no ponto de venda.

 

Esse índice não é de alguma forma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

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