Vendas no Varejo crescem 3,4% no Natal, aponta o ICVA

Comércio físico teve resultado ligeiramente superior ao e-commerce

As vendas do Varejo no Natal – apuradas entre os dias 19 e 25 de dezembro deste ano – cresceram 3,4% em relação a igual período do ano passado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). As vendas presenciais cresceram 3,4% enquanto o e-commerce registrou alta de 2,9%.

Os setores que apresentaram as variações mais positivas foram: Supermercados e Hipermercados (+6,0%), Drogarias e Farmácias (+5,8%), Óticas e Joalherias (+5,7%), Turismo e Transporte (+4,1%), Alimentação – Bares e Restaurantes (+3,9%), Cosméticos e Higiene Pessoal (+3,3%) e Varejo Alimentício Especializado (+3,2%). O único setor a apresentar variação negativa foi Vestuário e Artigos Esportivos (-0,3%).

Na avaliação de Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, o resultado mais tímido do Natal este ano pode ter sido impactado pelo forte desempenho da Black Friday. “Com salto de 16,1% nas vendas, a Black Friday foi o grande destaque do comércio brasileiro esse ano. As pessoas podem ter antecipado suas compras de Natal durante as promoções do final de novembro”, diz Alves.

Em relação ao Natal, especificamente, o executivo afirma que o resultado ligeiramente superior do Varejo físico em relação ao e-commerce demonstra a importância das vendas presenciais na data. “Apesar das vendas pela internet crescerem ano a ano, o Natal ainda preserva uma forte tradição de compras presenciais. O brasileiro gosta de ir às ruas e comparar diferentes produtos nas lojas”, afirma.

Regiões e estados

Levando-se em conta apenas o Varejo presencial, todas as regiões brasileiras registraram crescimento nas vendas. Em primeiro lugar aparece a região Nordeste, com alta de 4,2%. Em seguida estão o Norte (+3,8%), Sudeste (+3,7%), Centro-Oeste (+2,5%) e Sul (+2,0%).

Todas as unidades federativas apresentaram alta no faturamento. Os destaques foram a Bahia (+6,6%), o Amazonas (+5,6%) e o Rio de Janeiro (+5,3%). Na sequência, estão Ceará (+4,3%), Goiás (+4,2%), Pernambuco (+4,0%), Minas Gerais (+3,7%) e São Paulo (+3,6%).

SOBRE O ICVA 

 

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

 

O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

 

COMO É CALCULADO

 

A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo. Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.

 

Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.

Comunicação Corporativa | comunicacaocorporativa@cielo.com.br

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