Vendas do varejo sobem 2,0% em agosto no Ceará
O volume de vendas do comércio varejista no estado do Ceará avançou 2,0% em agosto, na comparação com o mês anterior (-1,0%). No ano, o varejo acumula alta de 0,6% e nos últimos doze meses, crescimento de 1,8%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (6) pelo IBGE.
Ainda em relação a passagem de julho para agosto, o comércio varejista ampliado registrou alta de 1,1%.
Varejo tem a maior taxa negativa interanual deste ano
Em um ano, na comparação com agosto de 2020, o comércio varejista cearense teve queda 11,8%. Esse resultado veio dos recuos de grande parte dos segmentos com destaque para Livros, jornais, revistas e papelaria (-33,8%), Móveis e eletrodomésticos (-30,9%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-19,7%). Comércio de Combustíveis e lubrificantes apontou variação crescente de 3,4%.
O comércio varejista ampliado registrou declínio de 4,2%, frente a agosto do ano passado, na atividade de veículos e motos, partes e peças houve alta de 19,3% e no setor de material de construção, queda de 8,7%.
Vendas do setor recuam em 24 unidades da federação
O comércio varejista teve resultados negativos em 24 das 27 unidades da federação em agosto frente ao mesmo mês do ano passado, com destaques para Rondônia (-19,7%), Paraná (-11,0%), Mato Grosso (-10,9%), Acre (-10,2%) e Santa Catarina (10,1%). Os três estados que ficaram no campo positivo foram Ceará (2,0%), Maranhão (1,0%) e Roraima (0,3%).
Mais sobre a pesquisa
A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.
Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado para o Brasil e unidades da federação. A técnica de coleta é o questionário eletrônico autopreenchido (CASI) e a entrevista pessoal com questionário em papel (PAPI). Os resultados podem ser consultados nos links a seguir.
https://sidra.ibge.gov.br/
https://biblioteca.ibge.gov.