Vendas do varejo crescem pelo segundo mês
Na passagem de janeiro para fevereiro, as vendas no comércio varejista no Estado do Ceará aumentaram 2,5%. É a segunda alta consecutiva, após o índice ter registrado crescimento de 3,2% em janeiro. A última vez que o varejo registrou dois meses consecutivos de alta foi em julho do ano passado (2,8% em junho e 1,8% em julho). Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (11) pelo IBGE.
Seis atividades avançam na comparação com fevereiro do ano passado
Em fevereiro, as vendas no varejo avançaram 10,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse crescimento foi disseminado por seis dos oito setores do varejo restrito: Combustíveis e lubrificantes (13,2%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (17,9%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (11,4%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (11,3%), Tecidos, vestuário e calçados (2,0%) e Móveis e eletrodomésticos (2,7%).
Já os setores de Livros, jornais, revistas e papelaria (-47,3%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-11,8%) registraram taxas no campo negativo nesta comparação. No varejo ampliado, as três atividades adicionais registraram alta: Veículos e motos, partes e peças (11,9%), Material de construção (19,8%) e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,3%).
Mais sobre a pesquisa
A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.
Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra. A próxima divulgação da PMC, com os resultados para fevereiro de 2024, será em 8 de maio.