Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Varejo no Ceará cai 5,6% em relação a janeiro de 2021

O volume do varejo no Ceará em janeiro de 2022 caiu 5,6% na comparação com janeiro do ano passado, queda maior que a registrada no país (-1,9%). Na comparação com o mês anterior, o volume de vendas do comércio varejista cearense caiu 0,4% em janeiro. O setor encontra-se 5,5% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020). No varejo ampliado, porém, os resultados foram positivos, impulsionados por Materiais de Construção e Veículos e motos, partes e peças. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (10) pelo IBGE.

Na comparação com janeiro de 2021, houve crescimento apenas nas atividades Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (+14,6%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (+22,8%). Porém a redução em todas as outras atividades puxou o índice para baixo, com destaque para o desempenho negativo de Móveis e Eletrodomésticos (-17,9%) e Equipamentos e Materiais para escritório, informática e comunicação (-15,3%).

O resultado de janeiro está 5,5% abaixo do dado de fevereiro de 2020, anterior a pandemia, segundo o índice de base fixa com ajuste sazonal. Já em relação ao pico da série, que foi em abril de 2021, o setor encontra-se 12,9% abaixo.

Em janeiro, varejo cearense vai na contramão da tendência nacional

Ao contrário da tendência nacional de aumento de 0,8%, o volume de vendas do comércio varejista no Ceará caiu 0,4% em janeiro, em relação ao mês anterior. Na comparação com as outras Unidades da Federação, o Ceará apresenta o 7º pior resultado.

Já nos últimos doze meses, o varejo acumula queda de 3,3%, enquanto o Brasil apresentou alta de 1,3% no mesmo período. Neste índice, o Ceará apresenta o 5º pior resultado em relação às outras Unidades da Federação, ficando atrás apenas de Sergipe, Paraíba, Distrito Federal e Tocantins.

 

PMC janeiro 2022.PNG

Resultados positivos no varejo ampliado

No caso do varejo ampliado, a alta foi de 0,2% em relação a dezembro. Na comparação com janeiro de 2021, houve um aumento de 3,4%. E no acumulado dos últimos 12 meses, a alta foi de 8%.

Os resultados positivos no varejo ampliado podem ser explicados, principalmente, pela atividade de Veículos e motos, partes e peças, que aumentou 14,2% em relação a janeiro do ano anterior, e de Materiais de construção, que teve crescimento de 35,1%.

Mais sobre a pesquisa

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no País, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

 

Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. A técnica de coleta é o – Questionário eletrônico auto preenchido (CASI) e a Entrevista pessoal com questionário em papel (PAPI). Os resultados podem ser consultados no Sidra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.