Unimed Fortaleza destaca a importância da amamentação no Dia Mundial da Doação de Leite Humano

Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Unimed Sul recebe doações o ano todo.

Para estimular a prática da doação de leite humano, bancos de leite ao redor do mundo celebram o Dia Mundial da Doação de Leite Humano neste sábado (19). A Unimed Fortaleza prepara diversas atividades para ressaltar a importância do aleitamento materno e da solidariedade na preservação da vida de bebês prematuros, destacando ainda a presença do Posto de Coleta de Leite Humano no Hospital Unimed Sul como um local para receber doações.

O Ministério da Saúde lançou a campanha “Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”.  Para colaborar com a iniciativa, de 18 a 28 de maio, a Unimed Fortaleza promoverá uma vasta programação no Hospital Unimed Sul, onde funciona o Posto de Coleta de Leite Humano, com oficinas e treinamentos para mães doadoras e colaboradoras.

No Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Unimed Sul, situado no 2º andar do hospital, profissionais especializados estão disponíveis para auxiliar as mães não apenas na amamentação, mas também fornecendo informações sobre como se tornar uma doadora de leite materno. O posto opera todos os dias da semana, 24h, oferecendo suporte e orientação de qualidade para todas as mulheres interessadas em contribuir com essa causa nobre.

A doação de leite humano é fundamental para garantir a saúde e o crescimento saudável de bebês que, por diversos motivos, não podem ser amamentados por suas próprias mães. Bebês prematuros, com baixo peso ou com condições de saúde que impossibilitam a amamentação direta, são os principais beneficiários.

O leite materno é um recurso indispensável para bebês prematuros, especialmente aqueles com baixo peso que estão sendo tratados em unidades neonatais. Esse alimento desempenha um papel crucial na sobrevivência dos recém-nascidos, pois contém uma variedade de componentes e fatores de proteção que fortalecem o sistema imunológico dos bebês, ajudando a prevenir infecções e promovendo sua saúde. Além disso, o leite materno fornece nutrientes essenciais para o desenvolvimento cerebral e reduz o risco de reações alérgicas decorrentes da introdução de outros alimentos nos primeiros anos de vida.

Toda mãe que está com seu bebê internado na unidade neonatal é doadora exclusiva de seu filho e o leite retirado dentro do posto de coleta é dispensado imediatamente para seu bebê. Já o leite coletado em sua residência e doado ao posto de coleta é encaminhado ao banco de leite da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), assim como todo leite doado pelas doadoras externas. Na Meac, o leite é submetido a um processo de triagem para remover impurezas, é testado quanto à presença de bactérias e, por fim, pasteurizado antes de ser redistribuído para doação.

De acordo com Francineide Pereira, coordenadora de enfermagem da UTI Neonatal do Hospital Unimed Sul, o posto de coleta do hospital está diretamente ligado à Meac. “Todo o leite coletado em casa é encaminhado para a Meac, onde é submetido ao processo de pasteurização. Após a conclusão desse procedimento, 30% do leite materno permanece na Meac, enquanto os outros 70% são devolvidos ao Hospital Unimed Sul para alimentar os bebês prematuros e de baixo peso em tratamento na unidade neonatal”, esclarece.

É possível obter informações ou entrar em contato por meio dos canais de atendimento disponibilizados no site da Unimed Fortaleza (unimedfortaleza.com.br).

Quem pode doar

• A doadora deve estar em boa saúde, não utilizar medicamentos que impeçam a doação e estar disposta a ordenhar e doar o excedente de leite materno. É encorajado que a mulher doe leite materno sempre que possível, pois a estimulação frequente da mama resulta em maior produção de leite humano.

• Para que o leite seja aceito no Posto de Coleta da Unimed Fortaleza, é necessário que o recipiente de vidro com tampa de plástico tenha entre 200 ml e 220 ml de leite materno.

• No caso de as mães doadoras não possuírem o recipiente adequado, a Unimed Fortaleza fornece o frasco para armazenamento.

• A Unimed Fortaleza disponibiliza serviço de transporte para coletar as doações nas residências das doadoras que moram em Fortaleza. No entanto, a coleta não abrange a Região Metropolitana de Fortaleza.

Programação:

Oficina Saúde da Gestante

Oficina voltada para clientes, gestantes, puérperas e casais interessados na busca por conhecimentos referentes a assuntos que tangem o universo materno-infantil. Abordado os temas Aleitamento Materno e Cuidados com o recém-nascido.

Data: 18/05

Horário: 8h30 às 12h

Local: Auditório da Medicina Preventiva BS TOWER (Av. Gonçalves Ledo, 777), 9º andar.

Oficina para mães doadoras

Oficina voltada para as mães doadoras, abordando o tema doações de leite humano, importância e cuidados na coleta, acondicionamento e transporte.

Data: 20/05

Horário: 10h às 11h

Local: Recepção do Hospital Unimed Sul – 2º andar

 

Show da amamentação

Show da amamentação para mães da unidade neonatal e lactantes das unidades, com uma abordagem sobre aleitamento materno.

Data: 21/05

Horário: 9h às 10h

Local: Recepção do 2º andar do Hospital Unimed Sul

 

Treinamento para a equipe

Treinamento com abordagem da importância do aleitamento materno em alojamento conjunto e sala de parto.

Data: 28/05

Horário: 08h às 09h

Local: Auditório Hospital Unimed Sul – 4º andar

Serviço:

Posto de Coleta do Hospital Regional Unimed
Horário: 24h
Endereço: Avenida Maximiniano da Fonseca, 44, 2º andar –  Luciano Cavalcante.
Telefone: (85) 9. 9177. 7296

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar