Uma das prioridades dos brasileiros, educação profissional tem demanda aumentada no período da pandemia
Rede de franquias Via Certa Educação Profissional viu matrículas aumentarem e novembro bateu recordes de procura
O mercado de trabalho nunca esteve tão disputado quanto nos últimos meses por conta da pandemia. Muitas empresas dispensaram seus funcionários e outras passaram a contratar. Essa dança das cadeiras fez com que a população brasileira precisasse se atualizar, encontrar outras habilidades e a busca por qualificação profissional foi a saída de muitos, seja para recolocação no mercado ou para potencializar a renda.
“Assim que a pandemia começou fizemos diversas adaptações na rede para continuar atendendo nossos alunos com eficiência. Transformamos nossos cursos presenciais em on-line e rapidamente vimos o engajamento de todos para se profissionalizar. Alunos antigos se empenhando e muitos novos ingressando. Tivemos aumento em 50% na demanda em todas as unidades”, conta Décio Marchi, diretor executivo da rede.
Segundo a pesquisa “Nossos Brasis: Prioridades da População” realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), por meio da pesquisa domiciliar do Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips), em agosto deste ano, em mais de 210 cidades brasileiras, os brasileiros têm como prioridade a Melhoria dos Serviços de Saúde (em 87,64% das respostas), seguida de Educação de Qualidade (72,97%).
Na Pesquisa “Impactos da Covid-19 nas empresas de educação”, uma parceria entre o Sebrae, a ABF – Associação Brasileira de Franchising e a ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), Sylvia de Moraes Barros, coordenadora da Comissão de Educação da ABF, apontou que “o setor educacional demonstrou grande capacidade de se reinventar nessa pandemia. Ele conseguiu se adaptar a essa nova realidade numa velocidade que muitos imaginavam que não fosse possível. O uso das tecnologias tem sido feito de tal modo que, no caso dos estudantes infanto-juvenis, os pais demonstram confiança na metodologia de ensino online”, afirma. Sylvia observa que as aulas presenciais continuarão a ser ministradas, pois são essenciais para o processo de ensino e aprendizagem, e de interação social, mas a educação a distância (EAD) é um avanço que será mantido. “A aula virtual não substitui a interação face a face entre professor e aluno numa sala de aula, mas o aprendizado acontece”, ressalta.
Ainda segundo a coordenadora da ABF, os educadores foram privilegiados com a possibilidade de entrar virtualmente nas casas dos alunos e poder, assim, valorizar a si próprios e a educação como um todo. “Nós tivemos um privilégio muito grande de poder, como educadores, entrar na casa dos alunos e mostrar o nosso trabalho para os pais de uma forma que jamais foi feita antes. Conseguimos mostrar o valor da educação, dos professores, o quanto é importante a escola para as famílias”, conclui.
Flexibilidade
A nova realidade no pós-pandemia deixada na área da educação veio para mostrar que é possível estudar remotamente de onde estiver. Para atender a parcela do público que se identificou com o sistema totalmente on-line, a Via Certa adotou o Sistema Flex, onde o aluno pode optar em fazer as aulas da plataforma 100% em casa ou onde estiver, bem como também presencialmente na própria Unidade Via Certa, ou até mesmo, uma parte on-line e outra parte na escola, tudo a livre escolha do aluno.
“Essa é uma maneira que encontramos de atender todo o público que busca pelo ensino profissionalizante, seja da forma presencial, em que ele vai até a unidade física, ou à distância, sem a necessidade de sair de casa. Estamos atraindo muitas novas matrículas em busca desse sistema. Tivemos recorde no mês de novembro”, avalia Décio Marchi, diretor executivo da Via Certa que conta com 37 unidades em operação e 13 a inaugurar. A venda de unidades também teve excelente desempenho no período da pandemia.
Qualificação em alta
Mesmo antes da pandemia, o setor de profissionalização já vinha seguindo em alta. Em 2019 as matrículas em cursos profissionalizantes, cursos técnicos, de formação inicial continuada cresceu 0,6% em relação a 2018 segundo dados do Censo Escolar da Educação Básica 2019, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Foram mais de 1,9 milhão em todo o país.
A rede de franquias Via Certa oferece mais de 30 cursos disponíveis em diversas áreas de atuação como: marketing; administração; indústria e energia; informática; línguas; saúde; estética, entre muitos outros, com duração que varia entre seis meses a dois anos. O preço é acessível com mensalidade a partir de R$ 109,90, dependendo da localidade da escola.
“Já está mais que comprovado a real necessidade de estarmos atualizados com aquilo que o mercado procura. Há áreas como saúde e tecnologia que há carência de profissionais qualificados e a empregabilidade nesse momento acaba sendo maior. Mas há espaço em todos os segmentos, basta saber entender o que o mercado procura e correr atrás o quanto antes de formação, seja no campo profissional ou pessoal. Temos uma grade de cursos completa para todas as idades e sabemos que temos a missão de contribuir para a evolução das pessoas formando cidadãos capacitados para atuar onde desejarem”, conclui Marchi.
Educação continua sendo um bom negócio
Capacitação e especialização profissional está entre as prioridades dos brasileiros deixando o setor de franquias de educação em evidencia e com excelente potencial de rentabilidade. Com demanda alta, as redes se destacam pela inovação nos métodos de aprendizagem.
Jilo Shimada, diretor de expansão da rede de franquias Via Certa, reforça que esse é um segmento que sempre cresceu durante as crises e é uma necessidade para toda a sociedade na pós pandemia, ajudando as pessoas a se colocarem de volta ao mercado de trabalho e contribuir com as empresas oferecendo mão de obra qualificada.
Especialistas afirmam que investir em franquia de educação tem se revelado uma ótima opção de negócio próprio, principalmente a longo prazo. A Via Certa não exige que os franqueados tenham formação na área, porém é necessário afinidade com o segmento e aptidão para gestão, já que ele é o responsável por prospectar os clientes. “Sempre orientamos que no futuro franqueado tenha o perfil de um gestor, com capacidade de liderar a sua equipe de colaboradores e um desejável perfil comercial”, exemplifica Shimada, diretor de expansão da rede.
“A educação nunca vai sair de moda. A cada dia temos mais jovens em busca de trabalho e mais profissionais precisando se reinventar com a mudança e evolução do mundo, principalmente no que diz respeito à tecnologia. Estamos aprendendo diariamente, por isso o segmento chama tanta atenção. O mercado não para”, salienta.