Uece inicia curso “Cuidadora de idoso”; 610 mulheres serão capacitadas
O número de pessoas com 65 anos ou mais de idade no Brasil cresceu 57,4% em 12 anos, atingindo mais de 22,1 milhões em 2022, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados demonstram uma acelerada transformação na população brasileira, exigindo políticas públicas voltadas para esse público,incluindo a formação de mão de obra. É nesse contexto que a Universidade Estadual do Ceará (Uece) inicia, nesta segunda-feira (7), o curso “Cuidadora de Idoso”, com carga horária de 160 horas-aula. A iniciativa, realizada por meio do programa Mulheres Mil, é destinada a mulheres de nove municípios cearenses: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Maranguape e Iguatu.
Ao todo, serão formadas 610 mulheres, distribuídas em 15 turmas do curso.”A Uece está fortemente comprometida com o desenvolvimento socioeconômico do Ceará por meio da educação. Por isso, além das graduações e pós-graduações, a Universidade possui um histórico de sucesso em cursos profissionalizantes, democratizando o acesso à educação e ofertando oportunidades de crescimento pessoal e profissional no interior do Ceará”, destaca o reitor da Uece e coordenador geral do Pronatec/Funece, professor Hidelbrando Soares.
Segundo a coordenadora do curso “Cuidadora de idoso”, professora Mardênia Gomes, a formação está alinhada às necessidades da sociedade e fundamentada nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). “A população está envelhecendo, Há a necessidade de formarmos pessoas para cuidarem dos idosos. Nesse contexto, precisamos desmistificar que envelhecer é adoecer. Por isso, estamos centrando nossas ações na ciência da gerontologia, que estuda o envelhecimento sob os aspectos biológico, psicológico e social. Atuaremos com a teoria do envelhecimento ativo proposta pela OMS. Essa teoria incentiva um envelhecimento ativo, envolvendo a otimização de oportunidades de saúde, participação social e segurança para melhorar a qualidade de vida à medida que se envelhece”, explica.
Módulos
O curso “Cuidadora de idoso” será composto por oito módulos: Envelhecimento humano – senescência e senilidade; Direitos da pessoa idosa; Políticas públicas para a pessoa idosa; Interação, comunicação e relações interpessoais; Cuidados em relação às atividades cotidianas; Prontidão para agir em situações imprevistas; Cuidando de quem cuida; e Mercado de trabalho – empreendedorismo e mídias digitais.
Saiba mais
O curso “Cuidadora de idoso” é totalmente gratuito. As aulas ocorrerão durante três dias por semana, no período da noite, com exceção de Itapipoca, onde a formação será no período da tarde. As alunas receberão material didático e ajuda de custo durante a qualificação profissional. Ao concluírem o curso, elas serão certificadas pela Uece.