Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Turismo local em alta: estudo da Booking.com aponta que brasileiros preferem viajar mais dentro do país

Seja por praticidade, segurança ou pela riqueza de destinos nacionais, o turismo doméstico segue em alta entre os brasileiros. De acordo com levantamento* global da Booking.com – empresa de reserva de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros serviços de turismo –, 58% dos viajantes do Brasil afirmam preferir fazer viagens dentro do país em 2025. O dado é reflexo de um movimento crescente de valorização das experiências nacionais, impulsionado por fatores como facilidade no planejamento, custo-benefício e variedade de opções disponíveis.

Entre os motivos que levam os brasileiros a escolher o próprio país como destino, destacam-se a facilidade de organização (52%), o custo mais acessível (45%) e o reconhecimento de que o Brasil tem muito a oferecer (45%). Além disso, 35% mencionam a conveniência de viagens mais curtas e com deslocamentos reduzidos, e 32% dizem se sentir mais seguros ao viajar dentro do país.

O estudo também revela que os destinos de praia e natureza estão entre os preferidos para 2025. As viagens à praia lideram com 64% das intenções, seguidas por viagens urbanas (49%), roteiros em meio à natureza (40%) e visitas a familiares e amigos (41%).

Viagens curtas e bem planejadas

A preferência por viagens nacionais também se reflete na duração e na companhia. Entre os viajantes brasileiros, 62% pretendem fazer viagens curtas dentro do país (de 1 a 4 noites) e 50% planejam viagens de uma semana. Em relação à companhia, as viagens em família se destacam: 55% devem viajar com familiares próximos (como cônjuge e filhos) e 30% com a família estendida (como avós, tios e primos).

O planejamento também é um ponto de atenção. A maioria dos brasileiros pretende organizar sua viagem com antecedência: 26% devem planejar de 1 a 2 meses antes do embarque, enquanto 21% vão se preparar com 3 a 4 meses de antecedência.

O que motiva a escolha do destino?

Na hora de decidir para onde viajar, os brasileiros priorizam segurança (80%), bom clima (72%), custo-benefício (76%), paisagens naturais (71%) e gastronomia local (69%). Também aparecem como fatores relevantes a simpatia das pessoas locais (63%), as praias (72%) e as opções para toda a família (71%).

Sentimentos e tendências para 2025

O otimismo com as próximas viagens é alto: 86% dos brasileiros se dizem animados para viajar em 2025. Além disso, 87% afirmam que prefeririam ganhar uma viagem de presente, em vez de um item físico. A flexibilidade também se reflete no comportamento de escolha, com 75% dizendo estar abertos a diferentes tipos de acomodação no início do planejamento.

Outro dado relevante é que metade dos viajantes do país (50%) prefere evitar destinos que se tornaram populares demais, reforçando uma tendência de buscar experiências mais autênticas e menos saturadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.