“Todas Somos Uma”: Campanha da Defensoria vira exposição simultânea em quatro shoppings de Fortaleza
O projeto “Todas Somos Uma”, lançado este ano pela Defensoria Pública do Ceará (DPCE) para enaltecer as trajetórias de 13 mulheres militantes dos direitos humanos, vai virar exposição. As peças apresentarão as homenageadas ao público, que também poderá acessar outros produtos textuais e visuais da iniciativa de forma gratuita.
Isso vai ser possível porque a DPCE firmou parceria com a Ancar Ivanhoe, uma das cinco maiores administradoras de shopping centers do Brasil e que no Ceará tem quatro empreendimentos. A exposição ficará aberta ao público em todos eles, simultânea e gratuitamente, de 8 de março a 31 de março e será atrelada à prestação de serviços da Defensoria, à promoção de ações de educação em direitos e à realização de rodas de conversa e outras atividades.
“Levar o projeto “Todas Somos Uma” aos shoppings é uma forma de visibilizar a história dessas 13 mulheres e aproximar ainda mais a Defensoria das pessoas. Porque é pra elas que a Defensoria existe. O projeto da Defensoria no qual a gente acredita e pelo qual a gente luta todo dia é o da Defensoria perto do povo, atendendo olhando no olho, sentindo a emoção das pessoas estando ao lado delas. É por isso que a exposição não se encerra em si e nós traremos também o serviço da Defensoria pra dentro dos shoppings”, afirma a defensora geral Elizabeth Chagas.
A inauguração da exposição ocorrerá no próximo dia 10 de março, no North Shopping Fortaleza, às 16h, com a presença da defensora geral, de defensoras ligadas à causa feminista e das homenageadas. As obras ficarão abertas à visitação pública até 31/3, em alusão às comemorações do Mês da Mulher. Toda semana, um time de colaboradores, colaboradoras, defensoras e defensores públicos estará em um dos empreendimentos da Ancar no Ceará fazendo atendimento à população, oferecendo orientações jurídicas e distribuindo materiais educativos
“Apoiar projetos que fazem a diferença é um dos pilares da Ancar. Para nós, o protagonismo feminino tem que ser enaltecido e reconhecido. Por isso, ficamos muito felizes em nos unir à Defensoria para levar essas histórias para o público do shopping. Além de trazer a prestação de serviço com informação e o suporte para a comunidade do entorno do empreendimento”, comenta Lia Carvalho, gerente de marketing da Rede Ancar.
São homenageadas no projeto “Todas Somos Uma”: Luma Andrade, a primeira travesti doutora do Brasil; Maria Luíza Fontenele, primeira mulher eleita prefeita de uma capital no Brasil; Nildes Alencar, ex-presidenta do Movimento Feminino pela Anistia; Damiana Bruno, líder do MST; Matilde Ribeiro, primeira ministra da igualdade racial do Brasil; Gabriela Pinna, irmã da Pastoral Carcerária; Katiana Pena, bailarina e presidenta de projeto social no Grande Bom Jardim; Raimunda Tapeba, liderança indígena; Lucinaura Diógenes, presidenta do Instituto Bia Dote, de prevenção ao suicídio; Dina Maria, primeira vaqueira do Ceará; Antônia Araújo, professora e integrante do Movimento Negro Unificado (MNU); e Verônica e Valéria Carvalho, educadoras populares e fundadoras do Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec).
SERVIÇO
ABERTURA OFICIAL DA EXPOSIÇÃO “TODAS SOMOS UMA”
QUANDO: 10 de março, às 16 horas.
ONDE: North Shopping Fortaleza (avenida Bezerra de Menezes, nº 2.450).
EXPOSIÇÃO “TODAS SOMOS UMA”
QUANDO: de 8 de março a 31 de março.
ONDE: North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping.