Time cearense vira placar e vence o time do Araguari por 3 sets a 2 pela Superliga B de vôlei masculino
Na quinta rodada da Superliga B de voleibol masculino, a torcida do time Instituto Cuca, que compareceu em peso, mais que vibrou neste sábado (19). O time cearense jogou pela segunda vez em casa e venceu, de virada, a equipe do Café Vasconcelos/Araguari/Ubevolei, por 3 sets a 2, garantindo a terceira vitória consecutiva no campeonato nacional. A partida ocorreu no Cuca José Walter.
A decisão foi levada ao tie-break, com parciais de 22X25 / 25X18 / 23X25 / 25X19 e 15X13. Com isso, a equipe cearense – única representante do Norte-Nordeste na competição nacional – soma 9 pontos na classificação nessa quinta rodada do campeonato.
O time escalado, neste sábado, foi Nairton, Gabriel, Evandro, Saunders, Henderson, Juninho, Jonathas (Buxexa), Mussi, Cartaxo, Gustavo, Richardson, Pedro Igor, Auden e Bergson.
Destaques
O primeiro set já mostrou que a partida seria um desafio. O Instituto Cuca abriu vantagem no início, sendo logo alcançado pela equipe Araguari, que inverteu o placar, fechando em 22×25. No segundo set, o Araguari partiu na frente, mas logo foi ultrapassado pelo Instituto Cuca, que abriu vantagem de dez pontos, o que deu tranquilidade para fechar o placar em 25×18. O terceiro set foi disputado, sem muita margem, com o time cearense na liderança, mas não conseguiu evitar o placar desfavorável de 23×25.
No quarto set, o Araguari novamente abriu o placar, mas acabou com uma expulsão e não resistiu à reação do time cearense, que fechou o placar em 25X19, levando a decisão para o tie-break, em que o Instituto Cuca fechou o placar com 15×13, virando o jogo e conquistando sua terceira vitória consecutiva no campeonato, por 3×2, para o delírio da torcida.
O técnico Tarcísio Coutinho destacou o nível elevado da partida. “Sempre é um desafio. São jogos muito difíceis, e eu já frisei isso várias vezes, mas a equipe é muito forte e a Prefeitura de Fortaleza tem apoiado essa caminhada nossa, junto com a Kilvia, presidente do Instituto Cuca e o Secretário de Juventude, Davi Barros, dando todas as condições para gente” disse. Ele ressaltou a rotina puxada dos atletas, que atuam em outras atividades. “Todos os atletas são daqui da casa, e todos nós trabalhamos em outras atividades. Nessa semana, saímos à meia-noite e, no outro dia, estávamos treinando aqui novamente. Então, esse é o resultado do nosso trabalho, desse esforço e dedicação. Os jogadores estão de parabéns, assim como toda comissão técnica também está de parabéns”.
O time Instituto Cuca volta à quadra na próxima quinta-feira (24), às 19 horas, contra o Suzano Vôlei, no ginásio Arena Suzano, em São Paulo.
Sobre o Instituto Cuca
O Instituto Cuca é uma organização sem fins lucrativos que faz a gestão dos equipamentos da Rede Cuca. Os CUCAs (Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte), estão estrategicamente localizados em áreas periféricas da cidade e com políticas públicas de juventude comprovadamente vencedoras. Ao todo, são cinco equipamentos públicos construídos pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, localizados nos bairros Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim, José Walter e Pici – áreas consideradas de grande vulnerabilidade social e econômica.
Os equipamentos constituem-se estrategicamente como uma rede de proteção social e de oportunidades, que possibilita à comunidade – crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos – a promoção e o acesso às ações institucionais, formação em diversas áreas, políticas públicas a ela direcionada, e a sensibilização em relação às suas corresponsabilidades sociais. Em todos os Cucas, as ações são gratuitas, e mensalmente são disponibilizados cursos de formação e esportes, atividades de difusão cultural abertas ao público de todas as idades.
Nos Cucas são ofertados, gratuitamente, cerca de 40 cursos de formação, 30 modalidades esportivas, programação cultural, produções na área de comunicação, promoção e garantia de direitos humanos e a realização de festivais, mostras e exposições, além de ações na área de trabalho e empregabilidade com atendimento prioritário para a juventude classificada na faixa etária de 15 à 29 anos.
A Rede Cuca também conta com cinco bibliotecas, que possuem acervo literário com mais de 15 mil livros, cinco teatros com capacidade para 180 a 240 pessoas, estúdios de rádio, televisão, música e fotografia. E, todos os meses, nos quatro equipamentos em funcionamento, o atendimento é de mais de 10 mil pessoas, entre jovens e comunidade em geral. A perspectiva é gerar oportunidades de desenvolvimento integral, além de parcerias públicas e privadas que incentivem a juventude da periferia em situação de risco, vulnerabilidade social e econômica a descobrir e vivenciar seus talentos, discutir e usufruir dos seus direitos e deveres e exercitar, no dia a dia, a invenção de novas sociabilidades, sustentabilidades e formas de ser e estar no mundo.