Terceira infração de trânsito mais cometida no Brasil em 2023, o cinto de segurança vai além do uso obrigatório

Com a aproximação do Dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza, o feriado municipal de quinta-feira (15) pode representar um bom motivo para pegar a estrada em direção ao interior ou mesmo no litoral. Fazer um checklist da condição do veículo é fundamental para a segurança dos passageiros e de terceiros, bem como evita-se cometer uma ou mais infrações de trânsito. O que muitas pessoas desconhecem, é que o desgaste no tecido da correia, danos no fecho e até na mola de retração do cinto pode impedir que ele fique fixo ao corpo. Apenas este item representou a terceira maior infração no Brasil em 2023, de acordo com o Anuário da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Para o especialista e empresário na LS Centro Automotivo, Leonardo Mendonça, “os veículos com mais de 10 anos, 65% da frota em circulação no Ceará, precisam de uma atenção maior em relação ao estado do cinto de segurança do motorista e também dos passageiros. Veículos envolvidos em colisões, independente do ano de fabricação, também necessitam ser analisados na oficina de sua confiança. Em alguns casos, o cinto de segurança precisa ser substituído”. Além da vida em primeiro lugar, a infração é considerada grave, conforme previsto no artigo 65, com multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista.

Muitas vezes imperceptível aos olhos do motorista, que ao ligar o veículo não consegue saber se as luzes alta, baixa, de freio, indicadora de direção (seta), de marcha à ré, de neblina e a de posição (lanterna) estão em pleno funcionamento, em uma ida na oficina para manutenção preventiva ou revisão do veículo o problema é identificado e solucionado. Esse cuidado também evita outra infração de trânsito, já que o farol queimado (ou desligado) implica em multa grave no valor de R$ 130,16 mais quatro pontos na CNH. Leonardo Mendonça destaca que durante o serviço de manutenção preventiva é observado, também, o freio, pneus, óleos e as lâmpadas de advertência do painel de instrumentos. Tudo para garantir uma viagem segura, ou mesmo o trajeto cotidiano de trabalho e lazer.

Ter um veículo, conforme costuma dizer o especialista da LS Centro Automotivo, é manter um filho com todos os cuidados que ele merece. Leonardo chama a atenção, ainda, para a capacidade interna permitida, pois o excesso de peso compromete o desempenho do veículo. Dirigir com o combustível na reserva também é perigoso. “O ideal é completar o tanque de combustível sempre que ele estiver na metade e, de preferência, pela manhã”, revela mais uma boa dica para os motoristas. O alinhamento e também a troca dos pneus, substituindo os da frente pelos traseiros e vice-versa, deve ser feito pelo menos anualmente. “Esse simples ato aumenta a durabilidade dos pneus”, explica.

Com mais quatro feriados caindo na semana em 2024, Dia do Servidor Público (28/10, segunda-feira), Finados (15/11, sexta-feira), Dia da Consciência Negra (20/11, quarta-feira) e Natal (25/12, quarta-feira), pegar a estrada requer também responsabilidade e respeito às leis de trânsito. Pelo menos as cinco principais infrações no ano passado somaram 21,1 milhões em todo o Brasil, sendo elas: excesso de velocidade; avanço no sinal vermelho; falta do uso do cinto de segurança; estacionar em local proibido; e transitar em faixa ou via exclusiva para o transporte público coletivo. Sobre o excesso de velocidade, principal infração de trânsito, a Organização das Nações Unidas (ONU) já reconheceu como sendo a principal causa de óbito em crianças e jovens entre 5 e 29 anos no mundo.

Serviço:
LS Centro Automotivo
Endereço:
 Avenida Júlio Jorge Vieira, 860, Cidade dos Funcionários, Fortaleza – CE
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas; aos sábados, das 8 às 12 horas
Formas de pagamento: cartão em até 10 x sem juros e PIX, além de boletos mediante aprovação de cadastro para Pessoa Jurídica
Informações: (85) 3279-6640
Instagram: @lscentroautomotivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar