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Tendências de Consumo para 2025: consumidores dão o tom do comércio para mais um ano

Estudo da Ecglobal revela perfis de consumo e destaca oportunidades para marcas que investem em inovação e personalização

O início de um novo ano traz desafios e oportunidades tanto para consumidores quanto para marcas que buscam compreender e atender às demandas de um mercado em constante transformação. Para mapear os comportamentos e expectativas do consumidor brasileiro para 2025, a Ecglobal, integrante do ecossistema Haus do Grupo Stefanini, realizou uma pesquisa com 1.037 participantes via questionário online, detalhando as preferências de compra e decisões de consumo.

Os resultados revelam um consumidor majoritariamente equilibrado (43%), com foco em planejamento financeiro e menor propensão a compras por impulso. Este perfil é predominante entre pessoas de 35 a 44 anos. Já os jovens de 25 a 34 anos apresentam maior tendência ao consumo impulsivo (24%), enquanto os acima de 55 anos são mais conservadores – somente 11% deles alegam fazer compras por impulso. Esses perfis oferecem caminhos distintos para a estratégias das marcas e mostra como é importante conhecer bem a audiência: campanhas emocionais podem atrair jovens, enquanto o público maduro valoriza soluções práticas e estáveis.

Consumo e preços
O estudo aponta que 2025 será um ano em que os consumidores darão foco a produtos e experiências que ofereçam equilíbrio entre prazer e responsabilidade financeira. Entre as prioridades de consumo estão saúde e bem-estar (51%), viagens nacionais (39%), investimentos financeiros (39%) e beleza e cuidado pessoal (38%).

Para tomar essas decisões do que será comprado, o preço lidera como principal fator (43%), seguido pela confiança na marca (38%). Promoções também têm destaque: 36% aproveitam ofertas para itens já planejados, 38% pesquisam antes de comprar, e 16% fazem a aquisição imediatamente. Já quanto a frequência de compras, 34% relataram que  realizam compras online mensalmente, 27% semanalmente e 20% quinzenalmente.

Expectativas para 2025
Indo além do preço, produtos, os consumidores também esperam mudanças no atendimento com a personalização desponta como prioridade. Entre os entrevistados, 37% esperam atendimento via WhatsApp e outros canais rápidos, enquanto 27% priorizam agilidade no suporte. Outros 17% desejam atendimento 24/7 por chatbots ou chats ao vivo. Além disso, mudanças nas lojas físicas incluem mais opções de pagamento e entregas facilitadas (37%), atendimento personalizado (34%), uso de tecnologia (29%) e foco em sustentabilidade (29%).

“O consumidor de 2025 busca uma relação equilibrada entre indulgência e controle, valorizando experiências personalizadas, produtos de qualidade e marcas que atendam suas necessidades. Empresas que combinarem tecnologia, preços justos e souberem criar campanhas focadas para cada público terão uma vantagem competitiva significativa”, analisa Adriana Rocha, CEO da Ecglobal.

Sobre a Ecglobal
A Ecglobal é uma empresa brasileira que integra o Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, com operações no exterior – países da América Latina e Estados Unidos. Há quase duas décadas, estuda o comportamento do consumidor e cria relacionamentos de valor entre pessoas e marcas. Auxilia as marcas por meio de comunidades e insights, promovendo a fidelização e a construção de relacionamentos duradouros com seus consumidores.

Sobre a Haus
A Haus é plataforma de marketing do Grupo Stefanini formado pelas seguintes empresas: Gauge, W3haus, Brooke, Inspiring e Ecglobal. Atua focada em ajudar as marcas a se relacionarem melhor com os consumidores e a aumentarem suas receitas.

Sobre a Stefanini
A Stefanini é um grupo global de origem brasileira com 37 anos de atuação no mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo de transformação digital em seus negócios. Com o propósito de “Cocriar soluções para um futuro melhor”, o grupo vem sendo reconhecido em várias premiações pelo seu DNA inovador e impacto em resultados. Atua nas seguintes frentes: Consultoria (Tecnologia e Business Agility), Analytics & IA, Banking & Payments, Cibersegurança, Manufatura (Indústria 4.0) e Marketing Digital. Presente em 41 países e com 38 mil funcionários, a Stefanini é apontada como empresa brasileira que mais cria valor internacional, segundo Ranking da Fundação Dom Cabral (FDC).

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