Tecnologia brasileira pode aumentar eficiência e sustentabilidade no cultivo de camarões

Solução da Effatha Technology é destaque entre as palestras da Pec Nordeste 

A Effatha Technology, empresa brasileira especializada em tecnologia via satélite para o setor agrícola, oferece ao mercado de aquicultura uma solução que pode aumentar a produção de camarões de cativeiro, além de melhorar a eficiência e a sustentabilidade dos crustáceos. Esta inovação será apresentada na palestra de Rodrigo Lovato, Médico Veterinário e Diretor Técnico da Effatha, durante a 27ª edição da Pec Nordeste, a maior feira agropecuária do norte e nordeste brasileiro, que ocorre de 6 a 8 de junho de 2024, em Fortaleza.

Os testes foram realizados em um empreendimento de carcinicultura no município de Morada Nova no Ceará. Foram utilizados oito viveiros para testar a tecnologia de ondas de baixa frequência via satélite por meio de georreferenciamento, por três cultivos consecutivos, que tem por objetivo alterar a distância interatômica de um determinado conjunto de átomos para benefício do camarão. Com início em fevereiro de 2023 e conclusão no último ciclo em janeiro de 2024, fica comprovado que a tecnologia é totalmente sustentável, sem utilização de nenhum produto químico, sem efeitos colaterais e sem gerar resíduos.

Segundo Rodrigo Lovato, os estudos apontaram que o uso da tecnologia pode aumentar o crescimento dos camarões, gerando mais produtividade e reduzindo a mortalidade da produção. Em média, a pesquisa mostrou um ganho de 19,0%, embora isso possa variar dependendo das condições regionais e da qualidade da água. Por isso, a plataforma desenvolvida pela Effatha, está disponível para ajustar o tratamento conforme as necessidades específicas de cada negócio e produtor.

“Através da nossa metodologia exclusiva e personalizável, cada produtor tem a chance de escolher o tratamento mais adequado para suas condições de cultivo, levando em conta as particularidades de cada viveiro. Isso possibilita a aplicação de tratamentos distintos para cada ambiente de produção. As frequências geradas pela tecnologia da Effatha aumentam a disponibilidade dos nutrientes e minimizam os efeitos negativos de substâncias nocivas ao crescimento dos camarões, resultando em melhorias nos índices zootécnicos e econômicos do criadouro”, declara Rodrigo Lovato.”

A criação de camarão em cativeiro está se tornando cada vez mais relevante no cenário da aquicultura global. No Brasil, a região Nordeste se destaca como responsável por 99,71% da produção nacional de camarão cultivado, como apontam os dados do IBGE. A maioria da produção está concentrada nos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte.

Em 2023, aproximadamente 180 mil toneladas do crustáceo foram produzidas e comercializadas exclusivamente no mercado interno, representando um aumento de 200,0 % em relação a 2016. Este setor é responsável pela geração de cerca de 125 mil empregos no país, conforme a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC).

“Os testes apresentaram ótimos resultados zootécnicos, sugerindo que essa solução será vantajosa para os produtores. Com base nos resultados obtidos com os camarões cultivados em viveiros em águas oligohalinas, é aconselhável que os criadores adotem essa prática de manejo. Essa técnica pode aprimorar a produção e levar a melhores resultados econômicos”, explica o D.Sc. Ítalo Régis Castelo Branco Rocha, Engenheiro de Pesca.

O método da Effatha já é reconhecido por seus resultados positivos em diversos setores produtivos, como soja, milho, arroz e sorgo. Além disso, a empresa trabalha com a tecnologia para acelerar o processo de secagem de grãos, permitindo a antecipação da colheita.

Para Lovato, os avanços tecnológicos aplicados em diversas cadeias produtivas do agronegócio brasileiro trouxeram grandes benefícios para a economia do país, tornando-as mais modernas e sustentáveis. No entanto, os desafios continuam a crescer, tanto na resolução de problemas cotidianos (como enfermidades, manejo e clima) quanto na busca por maior rentabilidade das operações. “As tecnologias digitais, entre outras ferramentas, representam uma oportunidade para inovar com qualidade e oferecer vantagens competitivas. Nosso método é 100% limpo, bio disponibiliza nutrientes importantes para o desenvolvimento do camarão e reduz o impacto de moléculas que afetam negativamente a produtividade”, complementa.

Mais sobre a Effatha Technology

A Effatha Technology é uma empresa brasileira, fruto de mais de 20 anos de pesquisa que atua com tecnologia via satélite para o mercado de agricultura e outros. Com um sistema que permite gerar sequências de frequências específicas para aproximar ou afastar os átomos, o princípio da aplicação na agricultura se baseia em reorganizar a distância entre os átomos dos nutrientes, tornando-os mais facilmente absorvíveis e metabolizáveis, o que resulta em uma planta com mais vigor, crescimento e produtividade. O contrário também é aplicado: diminuir a biodisponibilidade de elementos prejudiciais às culturas, neutralizando a ação prejudicial que teriam à produção. Com atuação nacional e internacional, a tecnologia oferece colheitas com melhor performance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar