“Tarsila” volta ao Teatro Celina Queiroz no encerramento das férias
O espetáculo do Grupo Mirante de Teatro Unifor traz as memórias da pintora modernista e de seus afetos mais próximos. Peça que conta a história da pintora modernista fica em cartaz no último fim de semana das férias.
No ano do centenário da Semana de Arte Moderna, que aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo em fevereiro de 1922, a peça sobre a artista que é um dos grandes nomes do Modernismo volta ao palco na Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. Encenada pelo Grupo Mirante de Teatro Unifor, “Tarsila” fica em cartaz nos dias 30 e 31 de julho de 2022 no Teatro Celina Queiroz.
É para celebrar a vida da artista e comemorar os 100 anos da semana de 1922 que a peça Tarsila está de volta por meio do Grupo Mirante de Teatro. Com texto de Maria Adelaide Amaral, e direção de Hertenha Glauce, a peça homônima traz à tona intimidades, anseios e aflições da artista que ficou conhecida como a musa do modernismo brasileiro.
Pintora de Abaporu
A pintora Tarsila do Amaral é uma das integrantes do “Grupo dos Cinco”, conjunto de artistas fundamentais para a realização da Semana de 1922. Apesar da forte presença da artista no movimento Modernista no Brasil e atuação para que o evento pudesse acontecer, Tarsila não esteve fisicamente presente no Theatro durante aqueles dias. Seu protagonismo, no entanto, não passou despercebido, e a criadora do Abaporu ficou eternizada na história brasileira.
Entre os artistas que estiveram presentes na manifestação artístico-cultural de um século atrás, podem ser destacados Anita Malfatti, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia e Oswald de Andrade, personalidades que completam o quinteto e que perpassam diversas áreas do mundo das artes, desde a pintura à literatura.
Tarsila entra em cena com Anita, Oswald e Mário, importantes personagens modernistas e grandes amigos da artista. O espetáculo é uma viagem que atravessa as memórias da pintora modernista e de seus afetos mais próximos. A peça coloca em evidência a relação entre essas personalidades, e como esse contato foi o fio condutor para esmiuçar acontecimentos importantes para a cultura do início do século XX.
Exposição 100 anos da Semana de Arte Moderna
A mega exposição “100 anos da Semana de Arte Moderna em acervos do Ceará” celebra o centenário do movimento que teve papel fundamental na consolidação do modernismo no Brasil e está em cartaz no primeiro andar do Espaço Cultural Unifor até dia 31 de julho.
Com curadoria de Regina Teixeira de Barros e consultoria de Aracy Amaral, a mostra é mais uma ação da Fundação Edson Queiroz (FEQ) para compartilhar conhecimento na comemoração dos 50 anos de fundação.
Ficha técnica
Texto: Maria Adelaide Amaral
Direção e Produção: Hertenha Glauce
Elenco
Tarsila do Amaral: Annalies Borges
Oswald de Andrade: Ivan Lourinho
Anita Malfaltti: Lena Iorio
Mário de Andrade: Eurico Mayer
Figurinos e adereços: Yuri Yamamoto
Cenografia: Hertenha Glauce e Eurico Mayer
Design de luz: Luís Biano
Maquiagem: Emaynária Martins
Assistente de direção: Eurico Mayer
Assistente de produção: Anderson Barreto
Trilha sonora: Anderson Barreto E Hertenha Glauce
Execução de figurinos e adereços: Marina Pereira E Fernanda Teixeira
Confecção busto Deisi: Carri Costa
Produção de arte cenográfica: Hertenha Glauce
Orientação/piano: Cristina Gino
Orientação em artes plásticas: Elaine Cristine
Operação de áudio: Ildo Mota
Operação de luz: Anderson Barreto
Fotos: Diretoria De Marketing (Ares Soares)
Realização
Fundação Edson Queiroz
Universidade De Fortaleza
Vice-Reitoria De Extensão E Comunidade Universitária – Randal Martins Pompeu
Divisão de Arte e Cultura e Eventos – Thiago Braga
Grupo Mirante de Teatro Unifor – Hertenha Glauce
Serviço:
Tarsila, do Grupo Mirante de Teatro Unifor
Data: 30 e 31 de julho de 2022
Horário: sábado 20h, domingo 19h
Local: Teatro Celina Queiroz, Unifor
Vendas: Aqui e na loja do Campus Unifor