Superliga B: Instituto Cuca encara o Minas Náutico em Belo Horizonte
Após vencer o Araucária em partida eletrizante, time cearense, único do Norte/Nordeste na competição nacional, segue firme na busca pela classificação
Após vencer o Araucária por 3×1, em partida eletrizante, em Fortaleza, o time de voleibol masculino do Instituto Cuca segue para Belo Horizonte-MG, onde enfrenta o Minas Náutico, pela 4ª rodada da Superliga B – um dos maiores campeonatos de clubes do mundo, estando entre os quatro melhores internacionalmente. O time Instituto Cuca volta à quadra neste domingo (13), às 13 horas, contra o Minas Náutico, no ginásio Arena Minas, seguindo firme na busca pela classificação.
Com jogos que acontecem dentro e fora da capital cearense, vinte atletas estão disputando uma vaga na elite do vôlei nacional, na primeira divisão do vôlei. Competindo com times que, além de terem atletas profissionais, vivem exclusivamente do esporte, são equipes com mais experiência no alto nível do voleibol, devido disputarem campeonatos estaduais e nacionais muito mais competitivos. No entanto, a equipe de alunos da Rede Cuca é a única representante do Norte/Nordeste, as duas maiores regiões do País.
Sobre o Instituto Cuca
O Instituto Cuca é uma organização sem fins lucrativos que faz a gestão de equipamentos de juventude. Os CUCAs (Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte), estão estrategicamente localizados em áreas de alta vulnerabilidade social, aproximando-se de áreas periféricas da cidade. Ao todo, são cinco equipamentos públicos construídos pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, localizados nos bairros Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim, José Walter e Pici – áreas consideradas de grande vulnerabilidade social.
Os equipamentos constituem-se estrategicamente como uma rede de proteção social e de oportunidades, que possibilita a comunidade – crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos – a promoção e o acesso às ações institucionais, políticas a ela direcionada, e a sensibilização em relação às suas corresponsabilidades sociais. Em todos os Cucas, as ações são gratuitas, e mensalmente são disponibilizados cursos de formação e esportes, atividades de difusão cultural abertas ao público de todas as idades.
A Rede Cuca também conta com cinco bibliotecas, que possuem acervo literário com mais de 15 mil livros, cinco teatros com capacidade para 180 a 240 pessoas, estúdios de rádio, televisão, música e fotografia. E, todos os meses, nos quatro equipamentos em funcionamento, o atendimento é de mais de 10 mil pessoas, entre jovens e comunidade em geral. A perspectiva é gerar oportunidades de desenvolvimento integral, além de parcerias públicas e privadas que incentivem a juventude da periferia em situação de risco, vulnerabilidade social e econômica a descobrir e vivenciar seus talentos, discutir e usufruir dos seus direitos e deveres e exercitar, no dia a dia, a invenção de novas sociabilidades, sustentabilidades e formas de ser e estar no mundo.