Solar Coca-Cola lança desafios de inovação aberta para Startups brasileiras

O programa “Supernova Ciclo 3” acontece em parceria com a Innoscience e disponibilizará inscrições entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro

A Solar Coca-Cola, uma das maiores empresas de bens de consumo do país, anuncia o lançamento da 3ª edição do Supernova, programa de Inovação Aberta que convida Startups de todo o país a apresentar soluções para desafios estratégicos da companhia. As inscrições para a edição deste ano abriram nesta segunda-feira (20) e seguem até 7 de fevereiro, e os desafios incluem temas como automação de indicadores, uso de inteligência artificial para redução de perdas, otimização de processos logísticos e gestão de fornecedores.

Ricardo Rufino, especialista de inovação corporativa da Solar Coca-Cola, destaca que o Supernova 3 é uma oportunidade para Startups se conectarem com uma das maiores empresas do setor de bens de consumo do país. “Estamos em busca de soluções que possam transformar nossa operação e gerar valor para nossos colaboradores e clientes. O programa tem sido uma plataforma de inovação relevante e queremos ampliar o impacto dessa jornada”, afirma. Na última edição, o projeto apresentou resultados significativos, com 50% das startups participantes da fase piloto firmando parcerias com a fabricante.

Etapas e desafios

O Ciclo 3 do Supernova segue uma jornada estruturada para garantir o sucesso dos negócios selecionados: a fase de Pitch Day está marcada para o dia 06 de março, quando as startups apresentarão propostas para os desafios definidos. Já nos dias 03, 09, 10, 16 e 17 de abril os participantes avançam para uma fase de imersão, colaborando diretamente com os especialistas da Solar Coca-Cola para adaptar soluções às necessidades da empresa.

Posteriormente, as startups aprovadas entram na etapa de piloto, que será realizada entre maio e agosto, permitindo testar e validar soluções em um ambiente real. A edição deste ano culminará com o Demoday, que ocorrerá em 01 de setembro, onde serão apresentados os resultados das inovações e as perspectivas de parceria com a Solar Coca-Cola.

As etapas permeiam quatro desafios principais: automação de indicadores QSE/ESG, interpretação de perdas por meio de Inteligência Artificial, criação de um portal integrado para gestão de fornecedores e o desenvolvimento de uma solução preditiva para recursos de logística. Esses desafios foram projetados para auxiliar a Solar Coca-Cola a melhorar a gestão de dados, aumentar a eficiência operacional e fortalecer a cadeia de fornecimento.

“A jornada oferece uma oportunidade única de as Startups testarem soluções em um ambiente corporativo de grande escala, recebendo feedback direto de uma companhia como a Solar Coca-Cola. Esse tipo de colaboração é essencial para acelerar não só essas empresas, mas o ecossistema de inovação no Brasil”, afirma Yann Freitas, Head de Inovação da Innoscience, consultoria que apoia o programa.

Benefícios que chegam à expansão

O programa oferece uma série de benefícios para as selecionadas, como visibilidade, conexão com uma rede de especialistas e a chance de expandir operações. A Solar Coca-Cola, que possui 13 fábricas e 44 centros de distribuição em todo o Brasil, tem capacidade para produzir mais de 3 bilhões de litros de bebidas por ano e atender a cerca de 400 mil pontos de venda. Durante a jornada, além de especialistas da companhia, haverá o acompanhamento de profissionais da Innoscience, consultoria referência em inovação corporativa com quase 20 anos de existência.

As inscrições para o programa estarão abertas de 20 de janeiro a 7 de fevereiro. Startups interessadas podem obter mais detalhes e se inscrever diretamente no site oficial do Supernova 3: https://programasupernova.com.br/supernova-3/.

Sobre a Innoscience

Fundada em 2006, a Innoscience é uma consultoria especializada em inovação corporativa, apoiando empresas a gerar resultados e lucrar com a inovação. Com mais de 100 programas de conexão com grandes empresas e mais de 450 programas realizados com startups, a Innoscience é referência no mercado de inovação. Para mais informações, acesse: www.innoscience.com.br.

Sobre a Solar Coca-Cola

A Solar Coca-Cola está entre os 20 maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola, conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 19 mil colaboradores (as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 220 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar