Sistema Fecomércio Ceará e CIEDS lançam Baião Social e beneficiam 250 Organizações da Sociedade Civil
BaiaoSocial_Creditos_JoseWagner_ViceGovernadoriaCE
Reconhecendo as Organizações da Sociedade Civil (OSC) como importantes agentes de transformação na sociedade e com papel fundamental na promoção da justiça social, da igualdade, da democracia e dos direitos humanos, o Sistema Fecomércio lança edital visando ao fortalecimento das OSCs de Fortaleza cadastradas em projetos desenvolvidos pelo Sesc e pelo Senac. O Baião Social, desenvolvido em parceria técnica com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), vai selecionar e apoiar 250 organizações. O evento de lançamento aconteceu nesta quarta-feira (26), no Centro de Evento do Ceará, reunindo mais de 1500 representantes de OSC’s, o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão; a vice-governadora do Ceará, Jade Romero; além de gestores do Sistema e políticos.
As inscrições para participar do Baião Social estão abertas até 11 de agosto, por meio do formulário on-line. O resultado da seleção vai ser divulgado no dia 4 de setembro nas redes sociais e nos sites do Sistema Fecomércio e CIEDS. As organizações selecionadas vão participar de um programa de formação em desenvolvimento institucional, ofertado gratuitamente e por plataforma on-line. O objetivo é fortalecer uma rede de organizações sociais e potencializar a capacidade de impacto coletivo e sustentabilidade dessas, a partir do fomento de parcerias, além do desenvolvimento de capacidades de gestão que otimizem recursos locais e articulem ações coletivas e intersetoriais com foco no desenvolvimento social, econômico e cultural do Ceará.
No país, as OSC’s respondem por 4,27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais de 4,7 milhões de empregos, de acordo com o estudo “A importância do Terceiro Setor para o PIB no Brasil e em suas regiões”, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Já em pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no final de 2020, a falta de apoiadores financeiros é apontada como dificuldade para 41% das organizações sociais. Outros fatores que chamam a atenção são a carência em doação de materiais e equipamentos, que afeta 13% delas, e a baixa adesão de voluntários, impactando 11% das organizações.
Luiz Gastão destacou o trabalho desenvolvido pelas lideranças comunitárias e organizações sociais, que enfrentam diversos desafios para melhorar a vida das pessoas e “servir ao próximo”. Citou como exemplo o Amigos do Prato, criado há mais de 20 anos e que deu origem ao Mesa Brasil Sesc, atuante no combate à insegurança alimentar e alicerçado no trabalho junto às comunidades. Por meio do Senac, as organizações beneficiadas pelo Mesa Brasil estão qualificando a população para gerar emprego e renda. “Essa plena integração entre Sesc e Senac, essa mistura representa o Baião Social. A nossa missão, junto com o governador Elmano, é trabalhar para que o nosso Estado seja cada vez mais justo, solidário e sem fome”, disse o presidente do Sistema.
“Toda iniciativa em prol da população cearense tem o apoio do Governo, porque compartilhamos do mesmo objetivo: fortalecer nosso Estado por meio do desenvolvimento social. Por isso, contamos e agradecemos a parceria com o Sistema Fecomércio, especialmente no Pacto por um Ceará sem Fome”, afirmou Jade Romero, que representou o governador Elmano de Freitas no evento.
“O Baião Social tem como desafio fortalecer a atuação e o impacto das organizações sociais e projetos de base comunitária em seus territórios. Queremos propiciar o empoderamento de uma rede de organizações comunitárias fortalecendo seu papel como atores ativos no desenvolvimento de seus municípios e na construção de uma sociedade civil organizada e forte” diz Mayra Polizel, gerente de Inovação Social do CIEDS, organização social com 25 anos de atuação cuja missão é construir redes para a prosperidade de pessoas e comunidades, gerando maior confiança no futuro.
Formação, Mentoria e Acompanhamento
O programa de formação em desenvolvimento institucional, ofertado gratuitamente e por plataforma on-line, aborda as seguintes temáticas: Elaboração de projetos; Captação de recursos; Comunicação institucional; Gestão de voluntariado; Ação em rede e parcerias; Administração financeira; Prestação de Contas e Compliance. Durante a formação, o grau de maturidade de cada OSC é analisado para estruturação de um Plano de Desenvolvimento Institucional Personalizado.
Vinculado ao plano, as organizações beneficiadas pelo Baião Social ainda terão acesso ao programa de mentoria. Essa acontecerá de forma híbrida, contando com encontros presenciais com a equipe de articuladores da iniciativa, e on-line, com profissionais voluntários de empresas privadas, universidades e organizações da sociedade civil integrantes das redes de parceiros do CIEDS.
Selo Baião Social
O programa vai chancelar as organizações participantes com selos – nas categorias diamante, ouro, prata ou bronze; a partir do preenchimento da Régua de Maturidade, instrumento que mensura os avanços e os desafios vivenciados. As OSC’s poderão migrar entre as categorias, de acordo com sua evolução que será acompanhada e avaliada pela equipe do Baião Social.
O selo busca atestar a qualidade, conferindo maior credibilidade e legitimidade das organizações sociais, funcionando como uma certificação do Sistema Fecomércio e do CIEDS. Além do reconhecimento da organização em nível nacional, à medida que conquistarem os selos, as OSC’s ampliam as possibilidades de novos projetos e parcerias.
Inovação e Aceleração de Negócios Sociais
O Baião Social realizará Hackathons Sociais presenciais, enfocando problemas dos territórios para cocriação de soluções e metodologias. Estão previstos ainda Encontros Regionais Temáticos, visando ao compartilhamento de aprendizagens em especial sobre estratégias inovadoras, desafios superados ou não superados ao longo do ciclo formativo e de execução dos Planos de Desenvolvimento Institucionais.
Com a realização do diagnóstico de maturidade, do acompanhamento ao longo do processo formativo, organizações que se destacarem serão contempladas com uma etapa exclusiva, destinada à incubação e aceleração de um negócio social com o repasse de recurso semente, premiação financeira para viabilização de pequenos negócios.
Sobre o CIEDS:
O CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – desenvolve tecnologias sociais que geram mais renda, mais saúde, melhor educação, maior confiança no futuro, e acima de tudo, prosperidade. Atuamos construindo redes de parceiros estratégicos comprometidos com um Brasil melhor para todos. Com foco em gestão de excelência, em 25 anos de história, foram mais de 600 projetos realizados, 3.900 comunidades atendidas, 2.200.000 beneficiários diretos e mais de 700 parceiros envolvidos.
SERVIÇO
INSCRIÇÕES BAIÃO SOCIAL
Data: Até 11/08
Edital: https://drive.google.com/file/d/1bA_jLECDaVxe1GC3P1tKNtfWAwacPUlP/view
Inscrições: https://bit.ly/inscricaobaiaosocial
Público-alvo: Organizações da Sociedade Civil cadastradas em programas desenvolvidos pelo Sistema Fecomércio Ceará (Sesc e Senac), do município de Fortaleza (CE).
Mais informações: Pelo e-mail baiaosocial.ce@cieds.org.br e WhatsApp (85)99986-1659
Grátis