Sete alunos do Ceará vencem Olimpíada de Língua Portuguesa

Dois grupos de Aracati e Fortaleza foram reconhecidos na categoria Documentário e a aluna Rúbia Ellen Campelo Costa, também da capital, conquistou medalha de ouro na categoria Artigo de Opinião

Duas professoras, de Fortaleza e Umari, foram premiadas na categoria Relato de Prática

O estado do Ceará se destacou na Olimpíada de Língua Portuguesa com sete alunos e duas professoras vencedores do concurso promovido entre as escolas públicas de todo o país. Na categoria Documentário, um grupo de Aracati e outro de Fortaleza levaram a medalha de ouro. Já a aluna Rúbia Ellen Campelo Costa, também da capital cearense, venceu na categoria Artigo de Opinião.

O documentário “Além das secas”, produzido pelas alunas Lethícia Alencar Maia Barros, Sabrina Soares Bezerra, Yasmin Felipe Rocha Santiago, teve a orientação da professora Gláucia Maria Bastos Marques, do Colégio Militar de Fortaleza. Já o documentário “Meu Lugar, Ubaranas” é de autoria dos alunos da Escola Estadual Barão de Aracati: Bruna Santos Vitalino Almeida, Francisco André Silva de Moura e Lucas Cauã de Lima da Silva, sob a orientação do professor Francisco Márcio Pereira da Silva. Os alunos são do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Já Rúbia Ellen, aluna do 3º ano do Ensino Médio e autora do texto “Aprendimentos aterrados à beira-mar” representa a Escola Estadual Governador Adauto Bezerra. Foi orientada pela professora Suziane Brasil Coelho, que, por sua vez, venceu na categoria Relato de Prática.

Voltada exclusivamente aos docentes, a categoria Relato de Prática reconhece as experiências com a realização das oficinas de texto, descrevendo aprendizagens, descobertas, desafios e reflexões. Além de Suziane, venceu a professora Karla Valéria Alves Tavares de Sousa, de Umari, que trabalhou o gênero poema com os seus alunos da Escola Estadual Padre Manuel Pereira.

A Olimpíada de Língua Portuguesa, promovida pelo Itaú Social e Ministério da Educação (MEC), reconheceu 20 produções de todas as regiões do país, quatro em cada categoria: poema (5º ano do Ensino Fundamental), memórias literárias (6º e 7º anos), crônica (8º e 9º anos), documentário (1º ano do Ensino Médio) e artigo de opinião (3º ano do Ensino Médio).

Com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), tem como objetivo apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do Programa Escrevendo o Futuro, os professores realizam as oficinas de produção de texto com seus alunos.

O concurso se iniciou em fevereiro, com a abertura das inscrições para professores e alunos. Recebeu 171.037 inscrições de todos os estados e teve adesão de 87,5% dos municípios brasileiros – total de 4.876 cidades. A principal novidade foi a inclusão do gênero documentário para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Confira os números do Ceará abaixo.

Em 2019, a Olimpíada passou a homenagear também autores brasileiros. Nesta edição, a homenageada foi a escritora mineira Conceição Evaristo. Houve novidades também entre as premiações, que passaram a incluir imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural em território brasileiro para os estudantes. As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio acervo para reforço da biblioteca.

O concurso conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

Números desta edição – Ceará:

184 municípios participantes;

3.067 escolas inscritas;

7.592 professores inscritos;

14.112 inscrições nas categorias.

Lista dos vencedores do Ceará

Categoria: Documentário

Além das secas
Alunas: Lethícia Alencar Maia Barros, Sabrina Soares Bezerra, Yasmin Felipe Rocha Santiago, Professora: Gláucia Maria Bastos Marques
Colégio Militar de Fortaleza
Cidade: Fortaleza – CE

Meu Lugar, Ubaranas
Alunos: Bruna Santos Vitalino Almeida, Francisco André Silva de Moura e Lucas Cauã de Lima da Silva
Professor: Francisco Márcio Pereira da Silva
Escola Estadual Barão de Aracati
Cidade: Aracati – CE

Categoria: Artigo de Opinião
Aprendimentos aterrados à beira-mar
Aluna: Rúbia Ellen Campelo Costa
Professora: Suziane Brasil Coelho
Escola Estadual Governador Adauto Bezerra
Cidade: Fortaleza – CE

Categoria: Relatos de Prática

Professora: Suziane Brasil Coelho
Escola Estadual Governador Adauto Bezerra
Gênero: Artigo de Opinião
Cidade: Fortaleza – CE

Professora: Karla Valéria Alves Tavares de Sousa
Escola Estadual Padre Manuel Pereira
Gênero: Poema
Cidade: Umari – CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar