Sesc divulga instituições selecionadas para Projetos Comunitários de 2022

O Sesc Fortaleza divulga nesta segunda-feira (21/03) as instituições sociais de Fortaleza e Região Metropolitana selecionadas em 2022 para receber projetos com foco no Desenvolvimento Comunitário. Por meio de cinco projetos – Amarelinha: Ludicidade e Cidadania; Pensando Verde; Mãos que Costuram Vidas; Olhares Comunitários e Ancestralidades: Promovendo Igualdade Racial nas Comunidades – cada instituição selecionada receberá ações de um dos projetos. Alguns dos projetos serão executados em mais de um núcleo distinto.

Essa seleção não contempla repasse de recursos, pois o objetivo dos projetos é a realização de atividades socioeducativas para fortalecimento dos vínculos comunitários, colocando os integrantes da própria comunidade como protagonistas das ações a serem desenvolvidas em prol da população local. Entre as atividades a serem realizadas estão: rodas de conversa, oficinas temáticas, integrações sociais e comunitárias, apresentação de vídeos, debates, vivências lúdicas e sensoriais, reuniões, gincanas, exposições, entre outras.

Projetos selecionados em 2022: 

Projeto Amarelinha: Ludicidade e Cidadania 

1° Núcleo: Lar Fabiano de Cristo – Casa de Fernando Melo;

2° Núcleo: Instituto Paternus;

Suplente: Sociedade para o bem-estar da Família – SOBEF.

Projeto Sesc Mãos que Costuram Vidas 

1° Núcleo: Movimento de Mulheres Orquídeas – Museu Firmeza;

2° Núcleo: Associação Batista Beneficente e Missionária –  AABEM;

Suplente: Associação Comunitária Dom Aluísio Lorcheider.

Projeto Pensando Verde 

1° Núcleo:  Associação das Mulheres em Movimento;

2° Núcleo: Recanto Psicopedagógico;

Suplente: Associação Renascer da Esperança.

Projeto Olhares Comunitários 

1° Núcleo: Instituto DR. Rocha Lima;

2° Núcleo: Paróquia de São Pedro e São Paulo;

Suplente: Associação Shalom de Promoção Humana.

Projeto Ancestralidade: Promovendo Igualdade Racial nas Comunidades 

1° Núcleo: E.E.I.E.F Josefa Alves dos Santos

Suplente: Associação Cultural Afro Brasileira Pai Luz de Arunda.

Saiba mais sobre os projetos: 

Projeto Amarelinha: Ludicidade e Cidadania 

O Projeto Sesc Amarelinha: Ludicidade e Cidadania busca contribuir para a difusão dos direitos e deveres estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, de forma a sensibilizar a comunidade em geral sobre a importância da efetivação destes, no sentido de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.

Projeto Ancestralidades: Promovendo Igualdade Racial nas Comunidades 

O foco é o reconhecimento das identidades e expressões lúdicas da população negra, valorizando as ancestralidades dos povos afrodiaspóricos, promovendo o empoderamento das juventudes em relação às suas identidades e fortalecendo os vínculos comunitários por meio de expressões lúdicas afrodescendentes.

Projeto Sesc Mãos que Costuram Vidas 

O Projeto Sesc Mãos que Costuram Vidas propõe-se a criar espaços para debates e reflexões sobre questões de gênero que fomentem o protagonismo feminino a partir de discussões acerca dos direitos conquistados, bem como valorizar e potencializar os saberes das mulheres participantes, oportunizando alternativas de geração de renda, através da confecção das manualidades produzidas no decorrer do projeto.

Projeto Olhares Comunitários 

O Projeto Olhares Comunitários tem como proposta fomentar ciclos de debates e proporcionar formações nas áreas de desenvolvimento social e comunitário, construindo coletivamente intervenções comunitárias.

Projeto Pensando Verde 

Tem como principal objetivo promover intervenções com foco nas questões ambientais, sobretudo, no que tange à ação do ser humano no meio ambiente, fomentando a responsabilidade socioambiental com direcionamentos para possíveis intervenções coletivas.

Serviço: 

Mais informações: Desenvolvimento Comunitário: (85) 3452-9081 / 3452-9082 / 3452-9084

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar