Semana da Luta Antimanicomial na Estácio Ceará: curso de Psicologia promove atividades gratuitas em prol da saúde mental
No dia 18 de maio, todo o país celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, uma data emblemática que busca promover a reflexão e a conscientização sobre questões relacionadas à saúde mental. Como parte dessa importante iniciativa, o curso de Psicologia da Estácio Ceará, nas unidades Via Corpvs e Parangaba, preparou uma série de atividades para marcar a data.
Na unidade Via Corpvs, nesta quarta-feira, 8 de maio, a partir das 13h, será realizada uma palestra aberta ao público sobre a análise e discussão do filme “Nise da Silveira”, com os psicólogos Leidiana Silva e Jésus Dias, que irão conduzir uma análise profunda sobre questões pertinentes à saúde mental abordadas no filme. Além disso, está programada uma palestra sobre “Arte e Terapia na Saúde, relatos de casos na saúde mental”, ministrada pela psicóloga Fernanda Barbosa, das 18h30 às 20h30, proporcionando insights valiosos sobre o papel da arte como ferramenta terapêutica na promoção do bem-estar psicológico.
A programação segue na quinta-feira, 9 de maio, a partir das 7h30, com o debate também aberto ao público sobre a “Realidade da política de saúde mental no Ceará”, com os psicólogos Jordan Prazeres e Rane Felix. Às 13h30, os alunos e interessados no tema sobre “Desafios e Perspectivas: proteção social, políticas sobre drogas e a luta antimanicomial”, poderão aprender mais sobre o assunto com as psicólogas Natália Ferreira e Amanda Albuquerque. A programação continua a partir das 18h30 para falar sobre práticas e experiências profissionais na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) com a assistente social Milena Furtado e o psicólogo Bruno Garcia e Camila Moreira.
Confira a programação completa da Estácio Parangaba
As atividades também são gratuitas e abertas ao público e contemplam uma série de debates no dias 14 e 15 de maio. No dia 14 de maio, pela manhã, haverá uma intervenção artística no hall com o tema “Trancar não é tratar”, seguida, às 19h, pela exibição do CinePsi “Para Além da Razão”, seguido de uma palestra sobre políticas públicas e saúde mental no Brasil.
No dia 15 de maio, a partir das 9h, serão realizadas diversas palestras sobre temas relevantes, como Suicídio e Saúde Mental, Saúde Mental na Atenção Primária, Saúde Mental e Redução de Danos, além de Diálogos entre a luta antimanicomial e Tanatologia, proporcionando um espaço para discussão e aprendizado sobre questões fundamentais relacionadas à saúde mental.
“A Semana da Luta Antimanicomial promovida pelo curso de Psicologia da Estácio Ceará visa não apenas informar e conscientizar, mas também promover o diálogo e a reflexão sobre a importância do cuidado com a saúde mental e o respeito à diversidade humana”, explica o coordenador do curso de Psicologia da Estácio Ceará, Vicente Melo.