No dia 04 de dezembro, quarta-feira, foi divulgado o resultado do TIMSS – Trends in International Mathematics and Science Study (Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências), uma pesquisa internacional que avalia o desempenho em matemática dos estudantes do 4º e 8º anos do Ensino Fundamental. Essa é a primeira vez que o Brasil participa do relatório, que tem a presença de cerca de 70 países.
“É preocupante que seis em cada dez alunos brasileiros do 8º ano do Ensino Fundamental não compreendam o básico das equações. Outro ponto de atenção é identificar que o desafio da aprendizagem da matemática começa logo nos primeiros anos da educação básica. Mesmo refletindo um resultado esperado, é alarmante ver o quão distante o Brasil está da média global”, diz Fernanda Seidel, gerente de Pesquisa e Prospecção do Itaú Social.
O estudo mostrou que os alunos brasileiros do 8º ano estão na última posição do ranking global, empatados com os marroquinos. Nesse grupo, 62% deles estão abaixo do mínimo desejado, o que significa que não conseguem realizar contas de adição ou subtração quando há números de mais de três dígitos.
“É urgente investir em diferentes formas de garantir a aprendizagem da matemática com equidade. Qualificar o trabalho docente, o acompanhamento pedagógico, ampliar a educação integral em tempo integral e investir em abordagens pedagógicas inovadoras, como as STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). São estratégias que podem garantir bons resultados e apontar um caminho para avançarmos na educação de qualidade, sempre considerando a necessidade de enfrentamento das desigualdades de gênero e raça/etnia na aprendizagem dos alunos”, avalia Fernanda.