Seguidores e engajamento vencem eleições? Empresário responde
Se tem um lugar onde as eleições já começaram há tempos e seguem cada dia mais sendo um dos assuntos mais debatidos é a rede social. Mesmo antes da homologação das candidaturas – prazo máximo para convenções é o dia 05 de agosto – plataformas como o Instagram figuram como verdadeiros campos de batalha de apoiadores de um ou outro candidato.
Partindo exclusivamente para a eleição presidencial, focando ainda nos dois principais nomes nessa corrida ao Planalto, há um dado muito interessante. Apesar de quase colados na pesquisa, no quesito seguidores Jair Bolsonaro está anos-luz à frente do ex-presidente Lula.
“A diferença de Bolsonaro, que lidera o ranking dos candidatos à presidência, são quase 15 milhões de seguidores a mais do que o seu mais forte adversário. O que precisamos lembrar também é que Bolsonaro está na presidência atualmente. Isso também favorece a busca pelo seu nome nas redes”, disse o empresário Fred Furtado, que analisou também outros perfis de presidenciáveis, como Ciro Gomes do PDT e Simone Tebet do MDB.
Para Fred, esses 14 milhões e 800 mil seguidores a mais do atual presidente reflete nas interações que o envolvem.
“Porém, é preciso lembrar que engajamento nem sempre é só de coisa boa. Podem ser haters e fãs. Pode ser gente elogiando, mas também outros que podem estar apenas o observando para ter como criticá-lo”, disse Fred.
Questionado se isso pode refletir no resultado das urnas, Fred respondeu que pode ser que não 100%, mas que em partes sim.
“Claro que uma rede social não vai decidir uma eleição. Mas levando em consideração a quantidade de pessoas que têm acesso às redes atualmente, o que lá acontece, politicamente falando, pode ser, em partes, um indicativo do que é o cenário real da disputa, tanto a favor como contra os candidatos”, informou.