De acordo com a mentora do programa, Ivy Cristiny, a rede irá proporcionar capilaridade ao desenvolvimento de startups. “Se já temos ótimos resultados trabalhando de maneira centralizada, imagina agora que vamos desenvolver inovação e tecnologia nas 14 regiões do Estado. Eu estou muito animada e não vejo a hora de mentorear todo mundo, ajudando a mudar a economia do Estado do Ceará”, do Corredores Digitais.
A solenidade realizada no auditório da secretaria contou com a presença dos líderes dos ambientes de inovação selecionados em chamado público. Ao todo são 31 ambientes que serão apoiados pela Secitece, recebendo apoio para desenvolver diretamente startups em estágio inicial.
Resultados consolidados
Em 12 anos de atuação, o Corredores Digitais já apoiou mais de 1200 ideias inovadoras, com 20 mil pessoas impactadas. Em 2022, o programa possibilitou que as startups apoiadas faturassem mais de R$750 mil.
Com a estruturação da Rede de Ambientes de Inovação, a meta é que os números sejam ainda maiores. “Quando falamos de números, é possível ver as ações traduzidas de maneira quantitativa, mas, também, qualitativamente. Isso tem impactado as outras setoriais do Estado. Possuímos parcerias com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e com a Seduc, por exemplo, então temos ações complementares e que formam pessoas para que elas possam atuar em todas as frentes,” frisou a secretária Sandra Monteiro no evento.
O coordenador da agência de inovação da Uece, professor Jefferson Teixeira, destacou a importância da iniciativa. “Apesar de termos no nosso Estado, especificamente na Universidade Estadual do Ceará, um ambiente bastante fértil em termos de oportunidades, inovação e empreendedorismo, ainda temos grandes barreiras de integração. Nosso diagnóstico é que somos, como Estado, muito fortes, mas precisamos nos integrar. Essa é uma iniciativa que com a liderança da Secitece temos em mão uma grande oportunidade de fortalecer o nosso estado, nossa economia e a área de inovação.”
Sobre o Corredores Digitais
O Corredores Digitais é um Hub de Inovação do Governo do Ceará, realizado pela Secitece e que promove o desenvolvimento de negócios do começo à geração de seus resultados. Apoia empreendedores com startups em várias fases de maturidade, levando conteúdo prático de qualidade e atualizado, além de possibilitar conexões. Oferece acesso a benefícios, tais como mentorias, vantagens de empresas parceiras, serviços individualizados, capacitação e networking. Com o projeto Futuros Líderes da Inovação, em parceria com a Seduc, o programa também investe no fomento dos próximos agentes de inovação cearenses, por meio da formação de professores do ensino médio, tornando-os aptos a ministrarem uma disciplina de Gestão de Startups nas escolas profissionalizantes do Estado.