Sana 2024 parte 1 levou cerca de 72.352 pessoas ao Centro de Eventos
Do público total, 27 mil foram crianças e jovens atendidos pelo Projeto GeekAção
No último fim de semana, o Sana 2024 Parte 1 reuniu, no Centro de Eventos, várias tribos, com idades e estilos diversos. Desde os que vieram pela primeira vez, como Maria Fernanda Menezes, de 13 anos, a Paulo Vitor Gomes Bezerra, 29 anos, freelancer de eventos, que há 17 anos frequenta o Sana: “A diversidade de atrações, as pessoas e o acolhimento sempre me fazem voltar”, afirma o veterano. Tem ainda quem vem de outras cidades para curtir o maior evento geek e pop do Norte e Nordeste, como é o caso de Sâmea Almendra, 31 anos, que viajou 240 km de Sobral para Fortaleza. “É a sétima vez que participo do evento. A experiência é incrível”, diz.
O evento trouxe atrações já esperadas pelo público como as salas temáticas do Harry Potter, Star Wars, Ludus e Black Heroes; além disso, havia exposições geek do artista Walterlan Veríssimo, como Round 6, Naruto, Dragon Ball e Pokémon. A grande novidade ficou por conta da escultura do Drogon, na Arena Game Of Thrones.
A programação contou com shows internacionais e nacionais, como a banda japonesa Burnout Syndromes, que sacudiu o público ao som dos maiores temas de Haikuyuu; o cantor japonês Hiroaki “TOMMY” Tominaga, famoso por cantar a primeira música tema de abertura do anime “JoJo’s Bizarre Adventure”; e a banda brasileira CPM 22.
Além disso, o evento contou com a presença de convidados especiais, incluindo os dubladores de One Piece – Carol Valença, Glauco Marques e Adrian Tatini; o dublador Wendel Bezerra; cantores Ricardo Cruz e Lucas Araújo, que compõem a Anison Lab; os Rappers Player Tauz e VG Beats, o Streamer Gordox; o apresentador e youtuber Muca Muriçoca, dentre outras atrações.
Projeto GeekAção
Com o apoio do poder público, iniciativas privadas e terceiro setor, juntamente com a Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB), o GeekAção levou 27 mil jovens ao Sana 2024 parte 1. Para agradecer a parceria, a FCNB realizou uma solenidade para homenagear todos que apostam no projeto e contribuíram para possibilitar que mais pessoas tivessem acesso ao evento.
Receberam a homenagem Jade Romero, vice-governadora do Ceará; Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza; Gardel Rolim, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza; Danilo Forte, deputado federal; Andréa Vasconcelos, coordenadora do escritório estadual do Ministério da Cultura; e Preto Zezé, conselheiro nacional da Central Única das Favelas (CUFA).
“O projeto GeekAção é fantástico, pois permitiu que jovens que só acompanhavam o evento pela televisão pudessem participar presencialmente. O Sana é potência”, lembrou Preto Zezé.
A ideia é continuar com as parcerias e ampliar. Levar a cultura pop e geek para o maior número de pessoas possível. “O Sana é um motor potente, um ecossistema de criatividade onde a cultura se encontra com a inovação. Graças a estas parcerias, conseguimos ampliar o evento e deixá-lo ainda mais plural”, afirmou Igor Lucena, diretor do Sana e da FCNB.
Evento de adoção de animais
Paralelamente ao Sana 2024 parte 1, ocorreu o evento de adoção Bichomania & Sana, em parceria com a Bichomania – Petshop e Clínica Veterinária – e com o Instituto Bichomania de Proteção Animal – IBM, disponibilizando para adoção cães e gatos carentes que foram resgatados das ruas, cuidados, vacinados e vermifugados, ao todo 79 animais foram adotados, dentre cães e gatos, e arrecadados mais de meia tonelada de rações nesta 5ª edição, totalizando nas 5 edições do evento 301 adoções e mais de 3 toneladas de rações encaminhadas para ONGs e protetores parceiros.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados. Esta é a quinta edição da evento e já alcançamos o número de 301 adoções e mais de 3 toneladas de rações. É um prazer fazer parte das ações solidárias promovidas pelo Sana”, afirma Felipe Ribeiro, diretor do Instituto Bichomania. Sana 2024 parte 2
Sana 2024 parte 2
O Sana 2024 parte 2 já tem data marcada, será nos dias 12, 13 e 14 de julho. Os ingressos já estão à venda na plataforma Sympla.