Rio Grande do Sul: apoio de empresas é fundamental para vítimas do desastre
Diversas empresas públicas e privadas se mobilizaram para ajudar o estado que foi afetado por chuvas devastadoras
O Rio Grande do Sul está sendo devastado com fortes chuvas que provocaram enchentes em todo o território do estado, resultando em dezenas de mortes e milhares de desabrigados. Ao todo, a Defesa Civil aponta que quase 90% das cidades gaúchas foram afetadas pelo desastre, sendo 447 dos 497 municípios do estado. Diante dessa situação comovente e devastadora, milhares de empresas se mobilizaram para arrecadar dinheiro, alimento, água, roupas e recursos indispensáveis para o resgate e reconstrução do estado, o que está sendo fundamental nesse momento.
Em Fortaleza, vários empresários vêm se mobilizando para ajudar como podem. Para Wosley Nogueira, consultor de negócios, é muito importante que o empresariado entenda que essa movimentação é essencial para ajudar de forma efetiva a população do Rio Grande do Sul: “O setor privado tem muita força e quando se unem ela fica maior ainda. Os empresários ao trabalharem juntos dispõem de recursos que possibilitam uma captação mais eficiente de recursos, com uma logística muito mais ágil nesse momento de urgência.”
Como exemplo disso, o Ceará conta com a Rede Uniforça. Seus associados e a Central Única das Favelas Ceará (CUFA-CE), em uma parceria solidária, estão mobilizando recursos para arrecadar alimentos e mantimentos. As doações podem ser realizadas em qualquer supermercado afiliado da rede, que conta com um setor responsável para administrar os recursos. Ao todo, são 102 lojas em todo o estado do Ceará. “Nesse momento delicado precisamos, mais do que nunca, unir forças e expandir as possibilidades de doações para que as milhares de famílias em situações de risco possam ser auxiliadas de alguma forma”, afirma Murilo Tavares, presidente da Rede Uniforça.
O consultor de negócios Wosley Nogueira explica que é de extrema importância que as empresas, independente do seu porte, se mobilizem para ajudar nessa causa: “A partir do momento que uma empresa se dispõe a ajudar na coleta, os seus colaboradores e clientes, por exemplo, podem fazer as doações no empreendimento sem precisar fazer um deslocamento extraordinário em sua rotina. Além disso, muitas campanhas desse tipo acabam chamando a atenção até mesmo de quem não iria doar, mas ao passar pelo local se comove com a causa e a solidariedade das pessoas.”
Outro exemplo de movimentação solidária no setor privado é o Cantinho do Frango, restaurante tradicional de Fortaleza, que fez história na arrecadação de auxílio para o RS. O empreendimento se tornou ponto de coleta de água, recurso prioritário para a população gaúcha, alimentos não perecíveis e ração para as centenas de animais que também foram afetados pelas enchentes. O material está sendo enviado em parceria com a transportadora JadLog. “Para nós do Cantinho do Frango é de extrema importância sermos Central de coleta de donativos por acreditarmos que a união faz a força e por sabermos que mesmo o Ceará estando longe geograficamente, todos perdemos com essa tragédia ambiental”, comenta Amanda Fonseca, proprietária do restaurante e espaço cultural Cantinho do Frango.
Apesar das atitudes benevolentes, existem também aqueles que se aproveitam dessa situação para aplicar golpes em pessoas bem intencionadas. Wosley Nogueira, consultor de negócios, destaca que é imprescindível conhecer para quem você está doando, quando se tratam de campanhas extra-oficiais: “Alguns golpistas podem aproveitar do calor do momento para se mascarar com o nome de alguma empresa local, alegando que está recebendo as doações para o Rio Grande do Sul, principalmente pelas redes sociais. Quando não se trata da conta oficial do Governo, é muito importante que você conheça diretamente para quem você está transferindo dinheiro e consiga conferir essas informações.”
As doações em dinheiro podem ser realizadas via PIX para o CNPJ: 92.958.800/0001-38 (Banco do Estado do Rio Grande do Sul ou Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul). Quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul.
Toda a rede de agências dos Correios está recebendo doações de água, alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, material de limpeza seco, roupas de cama e de banho e ração para pet. O Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, também está recebendo doações. Além disso, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) também criou pontos de coleta espalhados pela cidade.
Vale ressaltar que para realizar as doações o conteúdo deve estar em bom estado. Roupas rasgadas, manchadas ou sem condições de uso não podem ser aproveitadas e atrapalham as coletas. Alimentos vencidos ou que estragam rapidamente também não são bem vindos.
SERVIÇO:
Rede Uniforça:
Saiba onde doar: https://bit.ly/4al6Abn
Cantinho do Frango:
Rua Torres Câmara, 71 – Aldeota, Fortaleza, Ceará.
Segunda a Quinta: 10h – 16h
Sexta e Sábado: 10h – 22h
Domingo: 10h – 19h