Restaurantes Cortile e Ponza fortalecem roteiro gastronômico de Fortaleza com alto padrão em culinária italiana e frutos do mar

Cozinha milenar italiana e o frescor dos insumos mediterrâneos e oceânicos definem as assinaturas gastronômicas do Cortile Ristorante e do Ponza Frutos do Mar. Conectadas pelo desejo de proporcionar uma experiência de alta gastronomia aos seus clientes, as casas trazem um novo fôlego à rota culinária da capital cearense. Localizados no bairro Meireles, os restaurantes são dirigidos pelos sócios Gabrielle Nobre, Eduardo Barros, Charles Dal Belo, Andrea Antonucci e João Melo.

Gabrielle Nobre explica que o Cortile tem como slogan “Mangia Bene, Ride Spesso, Ama Tanto!”, que significa “coma bem, ria sempre e ame muito”. O empreendimento nasceu a partir da vontade dos sócios de oferecer a Fortaleza um espaço gastronômico de alta qualidade em um ambiente aconchegante. Já o Ponza foi idealizado como um lugar para oferecer produtos mediterrâneos e diferenciados da natureza, especialmente do mar, por isso o seu slogan ”Amor a Tudo que é do Mar”.

Com pratos personalizados, os cardápios das casas são assinados pelo Chef gastronômico Andrea Antonucci. O profissional está à frente da cozinha do Cortile, enquanto o Chef Francisco comanda a culinária do Ponza. Os cozinheiros unem tradição e modernidade nas receitas dos restaurantes, passeando entre clássicos e contemporâneos da cozinha. O cardápio do Cortile e Ponza oferece aos seus clientes diferentes texturas, cores, aromas e ingredientes, provocando uma sensação única no paladar.

“No Cortile, preparamos desde uma carbonara simples e perfeita a um Spaghetti Al Frutti di Mare ou Gamberi Al Cortile bem elaborados. Também gostamos de brincar com os sabores. O nosso Risotto Ai Gamberi, por exemplo, destaca-se pelo salgado do gorgonzola mesclado ao leve adocicado do mel trufado, usado na sua finalização. Com produtos importados de São Paulo, vindos da Argentina e Chile, e também os fornecidos por nossa rica região, o Ponza oferece o que há de melhor em frutos do mar. Um dos seus pontos altos é a peixaria, onde o cliente pode definir a sua proteína. Peixe fresco, lagosta, camarão do mar, são as opções disponíveis”, pontua Andrea Antonucci.

A gastronomia das casas também conta com diferenciais que consolidam a sua identidade, como o King Crab no Ponza e a trufa no Cortile. Raros e extremamente únicos, os produtos possuem um sabor inconfundível e um valor gastronômico incomparável. “O King Crab que dispomos no Ponza é uma jóia da gastronomia, sendo encontrado nos mares mais frios do planeta. Igualmente preciosa, a trufa é um tubérculo italiano bem raro. Trabalhamos esse ingrediente em vários pratos do Cortile.” discorre Eduardo Barros.

Já as cartas de drinks das casas, assinadas pela mixologista Yzabela Barros, foram especialmente harmonizadas com as criações gastronômicas presentes nos cardápios. “No Ponza, criamos uma carta de drinks baseada em tons cítricos, utilizando muito gin, lillet, tornando-os mais clarificados, e assim harmonizando melhor com a culinária mediterrânea.  Já a do Cortile, foi mais focada em drinks com aperol, bitter, tons amargos que harmonizam melhor com o cardápio italiano”, revela João Melo.

Ambiente

No Cortile e Ponza, o cuidado com o visual vai além do que só na apresentação dos pratos. As casas revisitam a expressão popular “comer com os olhos”, com ambientes que saciam o olhar, antes de tudo. As duas casas dispõem de um salão principal totalmente climatizado, varanda gourmet coberta, e no caso do Cortile, um selfie point para os clientes mais ligados nas redes sociais.

O Cortile foi criado para oferecer um espaço acolhedor e aconchegante. A arquitetura, assinada por Garcez, baseou-se em elementos de madeira, que trazem o aconchego, acompanhado de plantas, humanizando o espaço. A acústica foi cuidadosamente pensada para que seja possível uma boa conversa. O Ponza é um local muito impactante e diferenciado em sua arquitetura. Nossa cozinha exposta ao público, por exemplo, permite a experiência de acompanhar a elaboração de cada prato. Também há nosso salão interno, um ambiente bastante intimista. Por fim, uma área do restaurante também ganha destaque pelas anêmonas feitas pelo artista João Ellery, remetendo ao fundo do mar, e uma parede grafitada pelo artista urbano Luz”, relata Charles Dal Belo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar