Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Quase um terço dos brasileiros pretende contratar um empréstimo ainda no primeiro semestre deste ano

Pesquisa inédita do Serasa Consumidor indica que, além de pagar dívidas, a realização de sonhos está nos planos para 2020

Ter o nome limpo é o objetivo de todas as pessoas que têm dívidas em atraso. E, para uma parte considerável dos brasileiros, o sonho de abrir uma empresa, comprar um carro, adquirir e/ou reformar um imóvel será um desdobramento importante após a reconquista do crédito no mercado, de acordo com nova pesquisa realizada pelo Serasa Consumidor, braço e startup da Serasa Experian.

O Serasa Consumidor ouviu quase 3 mil pessoas em formato online de todo o Brasil, das quais 29% afirmam ter interesse em realizar algum tipo de empréstimo nos próximos seis meses. Desse total, mais da metade (59%) quer pagar dívidas; 31% realizar um sonho e 10% quitar uma despesa extra.

Os sonhos são dos mais diversos: comprar um carro (28%), abrir o negócio próprio (26%), comprar (16%) ou reformar (12%) uma casa. “O brasileiro quer realizar seus sonhos e mostra disposição para empreender ainda neste ano, o que pode ser um sintoma de melhora no ambiente econômico” afirma Pedro Dias Lopes, gerente do Serasa Limpa Nome.

E para que as prestações de um novo empréstimo caibam no bolso, 12% pretende quitar o empréstimo em até 6 meses; 26% em 7 meses até 1 ano; 22% em 1 ano até 2 anos; 17% em 2 anos até 3 anos e 22% em mais de 3 anos.

A pesquisa também mostra que o brasileiro está cada vez mais digital: 67% já contrata ou contrataria crédito por uma plataforma digital, como o Serasa Consumidor e o marketplace eCred.

De acordo com Pedro “o interesse em quitar dívidas é muito promissor, pois mostra certa conscientização dos consumidores para com a gestão das finanças pessoais, o que vai ao encontro de nossas plataformas de educação financeira”.

Origem das dívidas

Ainda segundo a pesquisa do Serasa, 75% dos entrevistados que estão dispostos a contratar um empréstimo neste semestre ficaram endividados por perderem o emprego ou tiveram algum problema inesperado; 18% alegaram falta de controle financeiro de suas contas pessoais e 7% assumiram ter realizado compras por impulso.

Sobre o Serasa Consumidor

Desde 2012, o Serasa Consumidor é o braço da Serasa Experian e responsável por estreitar o relacionamento entre a empresa e o consumidor.

Em 2017 passou por uma reformulação, se tornou startup e recebeu o propósito de lançar diversos serviços digitais voltados para melhoria da saúde financeira do consumidor, como: Serasa Score, Serasa eCred, Serasa Antifraude, Serasa Ensina e Novo Serasa Limpa Nome. A intenção de ter todos esses produtos, é estar presente em toda a jornada financeira das pessoas, descomplicando o acesso ao conhecimento e democratizando o crédito para os brasileiros de uma forma rápida, prática e justa.


Sobre a Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.