Psicanalista Maria Rita Kehl participa de aula aberta na Unifor
Maria Rita Kehl é psicanalista, jornalista, ensaísta, poetisa, cronista, crítica literária brasileira, considerada uma das intelectuais mais renomadas na cena contemporânea do Brasil. (Foto: Divulgação)
A escritora premiada falará sobre as “Novas formas do fascismo no Brasil”
A psicanalista, escritora e ganhadora do Prêmio Jabuti de Literatura, Maria Rita Kehl, participa no dia 26 de maio, das 17h30min às 19h, de uma aula aberta na Universidade de Fortaleza, instituição de ensino superior da Fundação Edson Queiroz, oferecida pelo curso de Psicologia. A aula será transmitida ao vivo no canal da universidade no YouTube (Unifor – Universidade de Fortaleza). Para participar é necessário fazer inscrição, acesse aqui.
A aula em formato conversa será mediada pela professora Sabrina Matos, curadora do Psicologia Polifônica, membro do Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade (LAEpCUS), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, mestre em Saúde Pública e especialista em Saúde Mental, e terá como tema as “Novas formas do fascismo no Brasil”. Maria Rita irá abordar questões como os discursos de ódio, da intolerância nas mais diversas nuances, de um tempo onde o culto à morte e o desprezo à vida se fazem tão presentes na cena social do Brasil.
A programação iniciará com as boas-vindas, na sequência a Big Band da Unifor fará uma apresentação e, em seguida, terá início a aula. Ao final, o público poderá fazer perguntas e terá, ainda, sorteio de dois exemplares do livro “Ressentimento” de autoria da convidada Maria Rita Kehl. Serão emitidos certificados de participação aos presentes.
Sobre Maria Rita Kehl
Maria Rita Kehl é uma das intelectuais mais renomadas na cena contemporânea do Brasil. Ela é psicanalista, jornalista, ensaísta, poetisa, cronista e crítica literária brasileira. Em 2010, venceu o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria “Educação, Psicologia e Psicanálise” com o livro O Tempo e o Cão – A Atualidade das Depressões e recebeu o Prêmio Direitos Humanos do governo federal na categoria “Mídia e Direitos Humanos”.
Além disso, participou da Comissão Nacional da Verdade que investigou as graves violações de direitos humanos ocorridos nos anos da ditadura no Brasil. Em outubro de 2020, ela participou do podcast Psicologia Polifônica, ouça aqui.
SERVIÇO
Aula aberta com Maria Rita Kehl – “Novas formas do fascismo no Brasil”
Data: 26 de maio de 2022, quinta-feira
Horário: 17h30 às 19h