Projeto Nordeste Leiteiro, do Instituto Luiz Girão, segue com financiamento de novilhas para pequenos produtores
Braço social de Betânia Lácteos visa promover aumento da produção a longo prazo com introdução de animais de alta qualidade genética
O Instituto Luiz Girão, iniciativa da Betânia Lácteos para promover e desenvolver a pecuária de leite no semiárido nordestino, dá continuidade ao Projeto Nordeste Leiteiro com o programa de financiamento de novilhas leiteiras para pequenos produtores que fornecem para a empresa.
A iniciativa é resultado de parcerias do Instituto com instituições financeiras para, dentre outros objetivos, financiar novilhas leiteiras de alto padrão genético sem comprometer o capital de giro do negócio do produtor.
Em maio deste ano, foram financiados 81 animais para 13 produtores de leite da Betânia. Atualmente, o financiamento de animais para mais três fazendas de produtores parceiros da marca, com o Instituto Luiz Girão como intermediário entre o produtor, a instituição financeira responsável pelo limite de crédito e a fazenda parceira fornecedora dos animais, que se responsabiliza pela emissão de laudos e exames veterinários de controle de qualidade antes do transporte.
A introdução de animais de alta qualidade genética visa o melhoramento a longo prazo da produtividade do gado leiteiro nas fazendas beneficiadas. “O programa de financiamento de novilhas do Instituto Luiz Girão é um investimento no futuro da cadeia leiteira do Nordeste, uma vez que as fazendas poderão iniciar uma nova linhagem de animais e começam a se tornar habilitadas para verticalizar a produção de leite em suas fazendas, garantindo assim a qualidade da produção e a continuidade do trabalho dessas famílias”, comenta David Girão.
O Projeto Nordeste Leiteiro é um programa de fomento estruturado com estratégia totalmente inovadora, voltada para promover um salto de produtividade, competitividade e sustentabilidade da pecuária no Nordeste através de diversas iniciativas implantadas de forma gradativa, desde o apoio financeiro até assistência técnica e formação de novos produtores das próximas gerações.
Sobre o Instituto Luiz Girão
O Instituto Luiz Girão é uma iniciativa da Betânia Lácteos que nasceu para dar vida ao propósito da empresa de promover e desenvolver a pecuária de leite no semiárido nordestino de forma sustentável, valorizando e proporcionando perspectivas melhores aos produtores de leite. Presidido por David Girão, o Instituto atua diretamente em ações como: a melhora da qualidade do leite, o incentivo ao uso de tecnologia no campo, o planejamento forrageiro e reserva alimentar, microcrédito, assistência técnica e de gestão da fazenda, garantia de compra de toda a produção e a escola do Leite para formação de mão de obra qualificada. A escolha do nome do Instituto é uma homenagem a Luiz Girão, o fundador da história do lacticínio. A concepção do Instituto foi inspirada no sistema de ODS da ONU, uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas, sobre o Desenvolvimento Sustentável nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, redução das desigualdades, etc.
Sobre a Betânia Lácteos
Fundada em 1971 na cidade de Quixeramobim, Ceará, a Betânia Lácteos conta com seis fábricas localizadas em Pernambuco, Bahia, Sergipe e no Ceará, onde funciona a primeira fábrica de leite em pó do Estado, além de doze centros de distribuição. Maior indústria de lácteos do Nordeste e líder em leite UHT na região, com 41% de share e líder em iogurtes, movimenta uma cadeia produtiva 100% de origem local. São mais de 3.500 famílias produtoras de leite, em cerca de 130 cidades do sertão nordestino. Atualmente, a Betânia Lácteos possui mais de 2 mil colaboradores e está presente em 57 mil pontos de venda. Possui uma linha de produtos com mais de 120 itens, como leites pasteurizados, leites longa vida, bebidas lácteas, iogurtes, queijos, requeijões, leite em pó, creme de leite e leite condensado. A companhia é totalmente comprometida com o propósito de valorizar a família nordestina, alimentando o corpo e inspirando o coração.