Projeto Beach Tennis Do Amanhã promove incentivo de acesso ao esporte a crianças e adultos da periferia
Das areninhas para a vida, o Projeto Beach Tennis do Amanhã, liderado pelo CEO da Jocross Fortaleza e coordenador do projeto, Emiliano Maia, começou lançando a oportunidade para os moradores de bairros da capital cearense, com o desejo de disseminar a prática esportiva Beach Tennis. Inicialmente, o público-alvo era adulto, em seguida a iniciativa foi direcionada a jovens e crianças. Atualmente, o Beach Tennis do Amanhã atende a 15 crianças de bairros periféricos da capital, que iniciaram seus treinos há pouco mais de um mês.
A proposta é melhorar a autoestima dos participantes e profissionalizá-los no esporte, dando uma oportunidade de serem visualizados por potenciais patrocinadores. O projeto tem parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) e com alguns empresários.
A atividade começou antes do início da pandemia de Covid-19, depois teve suas atividades interrompidas devido ao coronavírus, retomando este ano. Os alunos que permanecerem no projeto receberão uma bolsa, além de atendimento psicológico. A proposta é que esses jovens de periferia tenham acesso ao esporte e, também, a utilização do espaço da praia destinado à prática. As aulas ocorrem na Av. Beira Mar, 2120, em frente ao Edifício Atlantis. Emiliano Maia conseguiu alvará de funcionamento e espaço permissionado pela Prefeitura de Fortaleza para uso da prática esportiva.
“ A gente quer que eles, através do esporte, se interessem em mudar de vida e a melhorar a autoestima. A nossa ideia é que, através do esporte, eles possam se desenvolver mais e, para aqueles que realmente se dedicarem, iremos dar apoio em campeonatos e em viagens. Então, quem se destacar através do esporte pode ser uma grande oportunidade para um futuro mais promissor, um grande momento na vida deles”, afirma Emiliano.
Sobre o projeto
O Beach Tennis foi criado em 1987, na Itália. A prática é uma mistura de tênis, vôlei de praia e badminton (semelhante ao tênis). O esporte ganhou status profissional em 1996. No Brasil, a prática chegou em 2008, no estado do Rio de Janeiro, e vem crescendo rapidamente. Atualmente, o Beach Tennis tem cerca de 1 milhão e 200 mil praticantes em todo o mundo, e aproximadamente um terço dessa população está no Ceará. É bastante popular nas praias do país, além de ser fácil de aprender e muito divertido.