Programando e Aprendendo, projeto do Instituto Idear, deve capacitar mais de 500 alunos de escolas públicas e privadas de Maracanaú com formação tecnológica

As aulas acontecem no contraturno do horário escolar com atividades voltadas para as mais diversas áreas da tecnologia

 

Com mais de 1.700 jovens já atendidos em Maracanaú, o projeto “Programando e Aprendendo” deu início a mais uma turma. Tendo como público-alvo crianças e adolescentes, entre 08 e 17 anos, residentes da cidade, a maioria, oriunda da rede pública escolar do município. Toda a capacitação é realizada gratuitamente pelo Instituto Idear, por meio de parceria com a Prefeitura de Maracanaú, por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, através da doação de empresas privadas, como: EY; Gerdau; Gerdau; Sumitomo Chemical; Marisol; Jangadeiro Textil e Unipac.

 

Atualmente, o projeto conta com 76 alunos em formação e 4 espaços de formação, são eles: o laboratório da Escola Estadual Martins Filho e o laboratório da Escola Municipal Raquel de Queiroz.

 

A meta de 2023 é atender 500 crianças e adolescentes com oficinas das atividades complementares e mais 500 com itinerário formativo completo de 60 horas. O conteúdo trabalhado vai desde  Programação de jogos e aplicativos; Desafios lúdicos de aprendizagem; Atividades complementares (Cyberbullying; Xadrez e sua relação com a matemática; Interpretação de texto com música; Mundo da programação e games; Sustentabilidade)

 

Roteiro de atividades:

– Laboratório da Escola Estadual Martins filho com 46 alunos distribuídos em:

    • 2 turmas de desenvolvimento de aplicativos com 15 alunos cada.

    • 1 turma de desenvolvimento de jogos com 16 alunos.

 

– Laboratório da Escola Municipal Raquel de Queiroz com 30 alunos distribuídos em

    • 3 turmas de desenvolvimento de jogos com 10 alunos cada.

 

Metodologia

A Metodologia do Projeto busca despertar nos alunos o interesse pelo raciocínio lógico e familiarização com interpretação de textos. O encerramento e certificação das turmas ocorrerão no final do semestre, no mês de junho.

 

Novos alunos

Paralelamente às turmas em execução, o projeto está em fase de planejamento para ampliação de novos espaços e turmas. Abaixo os locais e formulários que devem ser preenchidos pelos interessados:

 

– Laboratório do Centro de Convivência Social – CCS Timbó (recém-inaugurado)

Inscrições: x.gd/icxU0

 

– Laboratório do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Acaracuzinho (recém-inaugurado)

Inscrições:  x.gd/IzPwz

 

Sobre o Instituto Idear

O Instituto Idear é uma instituição sem fins lucrativos que atua há 15 anos realizando projetos sociais voltados para crianças, jovens e adultos, com sede no município de Maracanaú, no estado do Ceará.

 

Conheça mais os projetos no www.idear.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar