Programa seleciona trainees que buscam fazer diferença na educação do país tem últimos dias para inscrições
ONG seleciona recém-formados de todo o país, graduados nos mais diferentes cursos de Bacharelado e Licenciatura e que queiram trabalhar com propósito, podem se candidatar |
Até a próxima segunda-feira (26), as inscrições estão abertas para os interessados em participar do Programa de Desenvolvimento de Lideranças da Ensina Brasil, voltada para educação pública. Parte do movimento Teach For All, que está presente em 61 países, a organização tem o propósito de desenvolver jovens talentos para atuarem como líderes de impacto e capazes de resolver problemas complexos, como por exemplo, a falta de uma educação pública de qualidade para todos. Os interessados podem se inscrever pelo site: https://www.ensinabrasil.org.
Na 7ª edição do programa, serão centenas de vagas para os inscritos pré-selecionados, que tenham se formado entre dezembro de 2013 e janeiro de 2023 em cursos de licenciatura e bacharelado. Desde a primeira turma em 2017, mais de 600 jovens se formaram ou estão cursando o programa, que já teve mais de 68 mil inscritos desde a primeira edição, sendo numericamente mais concorrido do que o curso de medicina na USP.
“Nosso programa atrai jovens que poderiam fazer qualquer coisa da vida, mas escolhem colocar a mão na massa para trabalhar por um propósito: melhorar a educação no país. Acreditamos no poder coletivo das pessoas e no esforço compartilhado para que todos tenham uma educação de qualidade”, afirma a diretora-presidente e cofundadora do Ensina Brasil, Erica Butow.
Para Erica, eleita em 2021, Empreendedora Social do ano pela XP Inc, acredita no esforço coletivo para transformar a educação e formar melhores cidadão. “Nosso intuito é dar aos participantes a oportunidade de vivenciarem a realidade das salas de aula espalhadas pelo Brasil para formar verdadeiros agentes de transformação, que tenham visão de “chão de escola” e usem essa experiência para ajudar a encontrar soluções aos nossos problemas mais complexos”.
Segundo a cofundadora da organização que já impactou diretamente 92 mil pessoas no Brasil, a inquietude e a vontade de fazer algo transformador é primordial para o desenvolvimento dos Ensinas, que, ao final do ciclo, carregam a determinação em causar impacto independentemente de onde estiverem na continuidade da carreira.
“A minha trajetória para atingir um cargo de Diretoria em uma Start-up de educação é indissociável da minha experiência como Ensina. Tenho orgulho de ser uma Diretora que conhece a ponta, o chão da escola e busca estratégias reais para desafios reais dos professores.” – Sofia Fernandes, alumni do programa formada em Relações Internacionais pela UnB e Diretora de Fidelização da Letrus.
“Se existe uma decisão profissional que eu tenho total certeza de que acertei foi de fazer parte do Programa do Ensina Brasil. São muito raros os casos de organizações que já no início de carreira te permitem uma responsabilidade do tamanho de liderar a aprendizagem de mais de 300 pessoas em dois anos.” – Ivan Akerman, alumni do programa formado em Economia pela UFRJ e Coordenador de Políticas Educacionais no Todos Pela Educação.
Ação transformadora O programa oferece extenso e robusto cronograma de formação para os “Ensinas” – como os participantes são carinhosamente chamados – desenvolverem as competências necessárias para multiplicarem seu impacto e se desenvolverem como futuras lideranças. Além disso, atuar por dois anos em escolas públicas brasileiras traz uma bagagem transformadora aos participantes, que levam essa experiência para suas vidas e suas carreiras, como afirma Thomaz Albuquerque, formado em Administração de Empresas pela UFPE e Community Manager na Resilia Educação: “Eu tinha muito claro na minha cabeça que eu queria ser importante. Mas não fazia ideia de como fazer isso! Aos poucos, vi que ser ensina era a chance que eu tinha de fazer algo importante com pessoas que pensavam da mesma forma. As habilidades adquiridas com a experiência de ser professor são transferíveis para muitas – se não todas – as profissões. E o impacto na vida real também foi transformador. Eu entrei no Ensina querendo transformar o mundo, querendo impactar os jovens na escola e, na verdade, eu também aprendi muito com eles.”
Para se candidatar às vagas do programa não é necessário ter licenciatura ou experiências anteriores como professor. Após o processo de seleção, os pretendentes passam por quatro semanas de treinamentos diversos e, depois desse período, são encaminhados para cerca de 120 escolas localizadas em diversas cidades do país, onde o Ensina Brasil tem parceria com governos estaduais e municipais.
Ao todo, são mais de 930 horas de formação, durante os dois anos, visando desenvolver competências como, por exemplo, resolução de problemas, criatividade e inovação, autoconhecimento, trabalho em rede e colaboração. São disponibilizadas diversas atividades como trilhas de formação, programa de mentoria, tutoria pedagógica, conversa com lideranças, plano de desenvolvimento individual (PDI), entre outros momentos presenciais ou virtuais.
Para os bacharéis, é oferecida a Licenciatura, com formação pedagógica em universidade credenciada pelo MEC, para que possam aperfeiçoar as práticas docentes. Há também um conjunto de formações voltados para o processo de transição, após os dois anos de Programa, pensando na continuidade do desenvolvimento dos participantes e na ampliação de suas oportunidades profissionais.
Critérios para participar do processo seletivo: – Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a). – Português fluente. – Curso superior completo, de licenciatura ou bacharelado, concluído entre dezembro de 2013 e janeiro de 2023; (Caso já atue como professor das redes públicas de ensino em que o Ensina Brasil atua, o interessado poderá se inscrever com curso superior completo, nas modalidades licenciatura ou bacharelado, concluído entre dezembro de 2008 e janeiro de 2023). – Diploma de graduação em licenciatura ou bacharelado reconhecido pelo MEC. – Disponibilidade para participar da formação inicial com 2 módulos: Dezembro de 2022: modelo remoto e on-line de formação, com carga horária média de 40 horas, com formações assíncronas e síncronas (em horário não comercial). Janeiro de 2023: modelo remoto e on-line de formação, a partir de 4 de janeiro, com 120 horas estimadas de carga horária em formações predominantemente síncronas (em horário comercial) e assíncronas. – Disponibilidade para participar do Programa de Desenvolvimento do Ensina Brasil imediatamente após o término do “Intensivão” e a tempo do início do semestre letivo de 2023, permanecendo pelo período de dois anos letivos. Normalmente, o início das aulas se dá em fevereiro, mas devido ao contexto da Covid-19, essa confirmação ocorrerá ao longo do segundo semestre de 2022. – Disponibilidade para residir, durante todo o período do Programa, em um dos polos parceiros, a partir de fevereiro de 2023. A pessoa deve estar apta para mudar de Estado ou Município caso não seja alocada no seu local de residência.
Para mais informações e inscrições acesse: https://www.ensinabrasil.org. |