Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Professores que inspiram são figuras mais relevantes em sala de aula

Segundo Cláudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino pH, é importante que os educadores sejam guias do conhecimento

A dinâmica clássica entre educadores que transmitem o conteúdo e alunos passivos vem caindo em desuso, por isso, muito se discute sobre a nova figura do professor. Com a educação ressignificando os papéis, um dos caminhos para se tornar relevante em sala de aula é inspirar os estudantes. Para Cláudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino pH, essa inspiração não precisa ser necessariamente para uma carreira. “Mais do que propriamente em relação a uma profissão específica, ele pode influenciar uma postura e uma visão de mundo”, comenta.

Falcão também aponta a importância da contextualização da matéria com o mundo atual. “Quando contextualizamos a aula, o conteúdo passa a ganhar um sentido que vai além e torna-se um saber relacionado ao mundo real”. Como os alunos constantemente perguntam a utilidade das matérias aos docentes, isso se torna um diferencial do educador. “Se ele consegue mostrar que aquele aprendizado faz parte do cotidiano e da realidade em que a turma vive, a matéria passar a fazer sentido”, explica Falcão.

Outra atitude que é bem-vinda no ambiente escolar é a postura, tanto na sala de aula como em relação à sociedade. “Ela transcende a matéria e mostra comprometimento com o processo da educação e com o que está sendo feito. Pode ser um grande referencial para os estudantes”. Compromisso com os prazos, com os horários de início e fim das aulas e com os combinados feitos com as turmas são alguns dos posicionamentos que ajudam a aproximar o relacionamento em sala de aula.

É válido ressaltar que o professor não serve apenas para passar a matéria, mas também para aplicá-la e ser um condutor do conteúdo. No material do Sistema de Ensino pH, por exemplo, o educador recebe sugestões de situações problema e de atividades que acrescentam no aprendizado. “É fundamental que a escola desenvolva projetos interdisciplinares que possam levar uma reflexão que vá muito além da sala de aula”, conclui.

Sobre o Sistema de Ensino pH (www.sistemadeensinoph.com.br) – O pH surgiu em 2012, a partir do trabalho desenvolvido no Colégio pH e Curso pH, presente há mais de 30 anos no Rio de Janeiro.  Reconhecido pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM, o pH atua da Educação Infantil ao Pré-vestibular.  O sistema conta com uma série de escolas parceiras e oferece orientação nas áreas de planejamento, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores, integração de recursos e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino pH integra o portfólio de empresas da SOMOS Educação.

One thought on “Professores que inspiram são figuras mais relevantes em sala de aula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.