A temporada 2023/24 deve registrar queda na produção de soja e milho. A estimativa para a soja é de uma colheita de 152,2 milhões de toneladas. Por conta dos efeitos climáticos, a previsão é de que a produtividade das lavouras de soja caia 7,45%, indo a 55,5 sacas por hectare na média geral. As exportações da comodity devem chegar a 93,5 milhões de toneladas em 2024, uma queda de 7,4% em relação ao ano passado.
Já a produção total de milho deve chegar a 123,4 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 11,9% na comparação com o resultado da temporada passada. A área total plantada deve recuar 5,9%, ficando em 21 milhões de hectares.
Sobre a Anec
Fundada em 1965, a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) tem como propósito promover o desenvolvimento das atividades relacionadas aos grãos e cereais, bem como defender os interesses de seus associados perante autoridades públicas e privadas. A entidade realiza mapeamentos do setor no mercado nacional e internacional com intuito de auxiliar o planejamento estratégico e tomada de decisão de suas 40 empresas associadas. Mais informações: http://www.anec.com.br/.
Sobre a Anea
Fundada em 2000, a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) tem como objetivo promover e ordenar as exportações brasileiras de algodão, defendendo os interesses da cadeia junto as autoridades públicas e privadas. A entidade foi responsável pela criação de diversos comitês no setor, dentre eles o Comitê de Logística, destinado a identificar problemas de infraestrutura em rodovias, ferrovias, armazenagem e portos. A associação também participa ativamente do Conselho de Ética do Algodão, em conjunto com demais entidades de classe diretamente ligadas à fibra. Mais informações: http://www.aneacotton.com.br.