Previsibilidade é o desafio da indústria de Flores, Frutas, Legumes e Verduras durante pandemia
A PMA Brasil, entidade que representa a indústria de flores, frutas, legumes e verduras, afirma que março foi atípico e a imprevisibilidade das últimas semanas exigiu um esforço e mudanças de estratégia de gestão de pessoas, logística e comercial de todas as empresas para atender todo o país e garantir o abastecimento. “A primeira etapa foi vencida, “a duras penas” por todos os lados. A pergunta agora é: quais são os produtos que os consumidores continuarão consumindo? Prever esse comportamento será o diferencial para que a indústria de frutas, flores, legumes e verduras possa se organizar e passar por essa fase difícil”, informa Giampaolo Buso, presidente da entidade.
O cenário do setor mostra que houve forte redução na venda de folhosas para restaurantes, sendo 35% menor a semeadura no cinturão verde de SP, colocando alguns produtores em dificuldade. O segmento de flores foi o mais prejudicado com mais de 70% de queda nas vendas. No varejo, a demanda desacelerou porque o consumidor está seguro que não haverá desabastecimento.
Agora, o mercado busca responder à pergunta: Quais são os produtos que os consumidores continuarão consumindo? Prever esse comportamento será o diferencial para que a indústria de frutas, flores, legumes e verduras possa se organizar e passar por essa fase difícil.