Prefeitura realizou a dispensação de mais de três milhões de medicamentos à população

São sete Centrais distribuídas nos terminais de ônibus da Capital, visando otimizar o acesso aos medicamentos prioritários

 

A Prefeitura de Fortaleza já realizou a dispensação de 3.183.345 medicamentos gratuitos à população fortalezense. No total, foram 49.604 usuários atendidos nas Centrais de Distribuição de Medicamentos, mantidos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nos terminais de ônibus, desde 2017. O programa, inovador e de reconhecimento internacional, garante os 84 itens prioritários da Atenção Primária, além dos 34 medicamentos da área da saúde mental.

A Central com maior número de usuários atendidos é a do Terminal do Siqueira, com 13.413 pessoas contempladas. Os fármacos da Atenção Primária mais liberados foram os metformina 550 mg, losartana potássica 550 mg, glicazida 60 mg, carbonato de cálcio+colecalciferol 600 mg, hidroclorotiazida 25 mg, anlodipino 5 mg e o ácido acetilsalicílico 100 mg. As quantidades de saídas destes itens respondem por 83,27% das saídas totais. Já os mais dispensados na área da saúde mental foram os venlafaxina 75 mg, clonazepam 2mg, sertralina 50 mg, nortriptilina 25 mg, amitriptilina 25 mg e citalopram 20 mg, o que correspondem por 74,39% das saídas totais.

De acordo com a coordenadora da Assistência Farmacêutica da SMS, Nivia Tavares, os medicamentos dispensados nos postos de saúde são aqueles considerados prioritários pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que tratam as principais doenças da população, como pressão alta, diabetes e infecções. Além disso, ela pontua que as Centrais puderam facilitar a vida dos usuários que têm como rota diária os terminais de ônibus. “Essa é a garantia aos usuários dos postos de saúde de que nenhum dos medicamentos básicos oferecidos pelo SUS falte em nenhuma circunstância”, declara.

Como funciona

As Centrais funcionam como apoio às farmácias dos 116 postos de saúde e têm como propósito reforçar o abastecimento dos medicamentos. Para ter acesso, o usuário deve passar antes em uma Unidade Básica de Saúde. Caso ocorra alguma falta eventual da lista prioritária na farmácia da Unidade, o usuário será orientado e encaminhado para recebê-lo na Central de Distribuição de Medicamentos, conforme sua escolha no ato da reserva. O medicamento fica reservado para o paciente por um período de dois dias úteis. Só são dispensados medicamentos cujas receitas tenham passado pelas farmácias destas Unidades anteriormente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar