Prefeitura de Fortaleza entrega posto de saúde
Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar da Universidade Federal do Ceará (CDFAM)
A unidade vai garantir atendimento a 12 mil pessoas do bairro Planalto Pici
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entrega nesta quarta-feira (16/09), às 17h, o posto de saúde da Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM) da Universidade Federal do Ceará (UFC), localizado no bairro Planalto Pici, na Regional III. A unidade recebeu investimento de R$ 179 mil e vai garantir atendimento a 12 mil pessoas. A solenidade contará com presença do prefeito Roberto Cláudio, da secretária de Saúde, Joana Maciel; e da secretária da Regional III, Mara Jessyka Bulcão Pires.
A unidade terá 15 salas de atendimento, contando com sala de vacinação, clínica de saúde bucal, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e consultórios. O posto funciona de 7h às 19h, com atendimento médico à demanda espontânea e programada, com o apoio de quatro equipes da Estratégia Saúde da Família (ESP) e de duas equipes de Saúde Bucal.
As equipes ofertarão os mesmos serviços existentes nos 115 postos de saúde da Capital. A assistência tem início no acolhimento do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), que direciona o usuário para o serviço de acordo com a sua necessidade, podendo ser atendido por médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de agentes comunitários de saúde e de endemias.
Na unidade, será possível ainda o acompanhamento médico para gestantes, puérperas, crianças e idosos além do acesso aos programas para pacientes com hipertensão, diabetes, hanseníase, tuberculose e HIV. A população terá acesso também a vacinas, exames laboratoriais, medicamentos, teste rápido HIV e sífilis, verificação de pressão arterial, medição de glicemia, curativos para pequenos ferimentos, retirada de ponto, drenagens de abscessos, entre outros.
Homenageado – Professor José Gerardo Ponte, conhecido como Dr. Gerardo, nasceu em Sobral no dia 14 de fevereiro de 1926. Ele desejava cursar Medicina, porém, como não existia o curso no Ceará, com o apoio de sua mãe, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde prestou o vestibular na UERJ, no qual foi o primeiro colocado no exame. Ele trabalhou no SAMDU, INSS, Cooperativa dos Rodoviários, Instituto Dr. José Frota e Santa Casa de Misericórdia (chefe dos serviços médicos). Além disso, foi membro efetivo do Centro Médico Cearense, onde foi comendador; sócio fundador e membro efetivo da Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia e conquistou a honraria maior, tornando-se Membro Honorário da Academia Cearense de Medicina.