Prefeitura de Fortaleza realiza consulta pública para implantação de energia limpa em equipamentos da saúde

A iniciativa prevê o uso de energia sustentável para a economia de recursos no setor público

A Prefeitura de Fortaleza iniciou a consulta pública para o processo de parceria público-privada, na modalidade de concessão administrativa, para implantação, gestão, operação e manutenção de geração de energia distribuída, bem como para eficiência energética nos prédios das unidades de saúde do Município. Até o dia 7 de dezembro de 2023, estará aberto o período de consulta para colher contribuições, sugestões e questionamentos, que poderão ser enviados para o e-mail parcerias@sde.fortaleza.ce.gov.br, com a identificação do autor (nome completo, CPF, endereço, e-mail e assinatura).

A concessão, com prazo de 20 anos, está sendo articulada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio da Coordenadoria de Parcerias Público-Privadas de Fortaleza. A ação é resultado do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que resultou na apresentação de estudos que sinalizam a viabilidade do projeto de concessão.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, além da redução de custos, há a geração de energia limpa. “A priori, a iniciativa é voltada para equipamentos da saúde, mas poderá ser ampliada para os demais prédios públicos. Vale ressaltar que esse modelo é inovador, aliando a eficiência energética à geração de energia solar, mediante parceria público-privada”, enfatiza.Eficiência energética
Dentre os resultados e benefícios esperados estão a economia de custo relacionado ao consumo de energia elétrica com redução estimada em 5,67% do valor total de consumo de energia das unidades. Espera-se que seja feito o incremento no gerenciamento e gestão do consumo de energia das unidades da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com a implantação do sistema de monitoramento e ações para redução do consumo. Considerando todos os benefícios a serem concedidos para a Prefeitura, a economia estimada é de aproximadamente R$62 milhões, ao longo de todo o período da concessão.

Dentre as responsabilidades do concessionário estão a troca de lâmpadas e luminárias LED, substituição de equipamentos de ar condicionado, implantação, gestão, operação e manutenção de geração de energia distribuída, e implantação de projeto de eficientização energética, a partir do fornecimento de placas fotovoltaicas para geração de energia solar e demais equipamentos para demanda dos prédios das unidades de saúde do Município.
Serão 138 unidades contempladas: postos de saúde, unidades administrativas, unidades do Samu, residência médica e centros de especialidades médicas odontológicas.
Serviço:
Consulta pública para implantação de energia limpa em equipamentos da saúde
Prazo da consulta: até 07/12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar