Prefeitura de Fortaleza inaugura primeiro microparque urbano da cidade e dois novos binários no Parque Manibura
A Prefeitura de Fortaleza inaugura, nesta terça-feira (24/11), às 16h, o primeiro microparque urbano da cidade, implantado no bairro Parque Manibura, como parte do programa Fortaleza Mais Verde, e também os dois novos binários naquela região, formados pela Avenida José Leon e a Rua Vereador Pedro Paulo, além das ruas Caiado de Castro e Júnior Rocha, beneficiando a área da Regional VI. A entrega será conduzida pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, representando o prefeito.
Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), em parceria com a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), o novo projeto de segurança viária, contemplado pelo microparque e pelos dois binários, tem o objetivo de dar mais segurança para pedestres, pessoas como mobilidade reduzida e ciclistas, minimizar as ocorrências de acidentes na região, além de maior fluidez ao tráfego local pelos bairros Parque Manibura, Luciano Cavalcante, Cidade dos Funcionários, Jardim das Oliveiras e Sapiranga.
Na região, a sinalização foi revitalizada em 100 cruzamentos, foram implantados novos semáforos, ciclofaixas, travessias elevadas para pedestres, lombadas físicas e prolongamentos de calçadas, dentre outras melhorias.
Primeiro microparque urbano
No cruzamento das avenidas José Leon e Dr. João Maciel Filho, onde antes era apenas um terreno sem utilização e degradado pelo descarte irregular de lixo, foi implantado, por meio do programa Fortaleza Mais Verde, o Microparque Urbano José Leon, o primeiro da cidade. É um projeto de urbanismo e requalificação do espaço público, com uma nova praça arborizada com piso tátil, rampas de acessibilidade, aparelhos de ginástica e equipamentos lúdicos para promover uma integração com o público infantil. Este novo espaço também está recebendo projeto de nova iluminação branca.
A novidade incentiva a prática da boa convivência entre as pessoas na região e estimula ações de conscientização ambiental, pela introdução de um conceito inovador de parques naturalizados, ou seja, espaços de convívio ao ar livre e com elementos encontrados no ambiente natural que favorecem a conexão com a natureza para cidadãos de todas as idades.
O programa Fortaleza Mais Verde, que está em desenvolvimento na cidade, também prevê o aumento da cobertura vegetal em ciclofaixas de importantes avenidas, totalizando assim cerca de 19 km de vias arborizadas, já tendo sido contempladas ciclofaixas das avenidas Rogaciano Leite e Santos Dumont, além da implantação de microparques urbanos em áreas verdes públicas de Fortaleza.
Novos binários
Alternativa para desafogar o tráfego na Avenida Washington Soares, o binário da Av. José Leon/Rua Vereador Pedro Paulo já iniciou a operar, com a Avenida José Leon em sentido único de circulação leste/oeste seguindo em direção à BR-116. Já a Rua Vereador Pedro Paulo agora concentra o fluxo no sentido contrário oeste/leste no trecho compreendido entre a Avenida Dr. João Maciel Filho e a Rua Coronel Honório Vieira.
Já o segundo binário composto pelas ruas Caiado de Castro e Júnior Rocha agora permite a ligação entre os bairros Cidade dos Funcionários e Jardim das Oliveiras. Dessa forma, a Rua Caiado de Castro agora opera em sentido único praia/sertão e a Rua Júnior Rocha, no sentido oposto sertão/praia. Em ambas as vias, foram implantadas ciclofaixas que se conectam à nova infraestrutura cicloviária do projeto do Novo Lago Jacarey, também inaugurado recentemente.
Segurança para pedestres
O projeto contemplou ainda a revitalização da sinalização horizontal em 100 cruzamentos no entorno dos binários implantados, além de cinco interseções com acréscimos de calçadas, três travessias elevadas para pedestres e três lombadas físicas. São eles:
Acréscimos de calçada (calçada verde)
– Av. Edilson Brasil Soares x Rua Dr Onofre Sampaio Cavalcante
– Av. Edilson Brasil Soares x Rua Lídia Brígido
– Av. Edilson Brasil Soares x Rua Marvin
– Av. Edilson Brasil Soares x Rua João Regino
– Av. Edilson Brasil Soares x Rua Nubia Barrocas
Travessias elevadas para pedestres
– Av. José Leon, entre as ruas Vicente Lopes e José Alves Cavalcante
– Rua Cel. Honório Vieira, próximo ao número 827
– Av. José Leon, próximo ao número 2740
Lombadas físicas
– Av. José Leon, entre as ruas Gal. Castelo Branco e Joaquim Emídio de Castro
– Rua Ver. Pedro Paulo, entre a Rua Vicente Lopes e a Rua dos Maias
– Rua Ver. Pedro Paulo, entre as ruas Salvador Mendonça e Gen. Caiado de Castro
Malha cicloviária
Na região, também foram implantados cerca de novos 6 km de ciclofaixas nas avenidas José Leon e Eduardo Brígido e nas ruas Vereador Pedro Paulo, Januário Campos, General Caiado de Castro, Júnior Rocha e José Alves Cavalcante, permitindo a conexão com outras infraestruturas cicloviárias na região, como as ciclofaixas e ciclovias já existentes nas avenidas Oliveira Paiva, Washington Soares e Desembargador Gonzaga, além da área do Novo Lago Jacarey. As novas ciclofaixas são:
– Rua José Alves Cavalcante, entre as avenidas José Leon e Desembargador Gonzaga (0,7 km)
– Rua Júnior Rocha, entre as avenidas Oliveira Paiva e Eduardo Brígido Monteiro (1,4 km)
– Av. Eduardo Brígido Monteiro, entre as ruas Júnior Rocha e Anastácio Mendes Braga (0,3 km)
– Rua General Caiado de Castro, entre as avenidas Eduardo Brígido Monteiro e José Leon (0,9 km)
– Rua Januário Campos, entre as avenidas José Leon e Oliveira Paiva (0,6 km)
– Av. José Leon, entre as avenidas Hermínio de Castro e Dr. João Maciel Filho (1,2 km)
– Rua Vereador Pedro Paulo, entre a Rua General Caiado de Castro e a Av. Washington Soares (0,9 km)
Novos semáforos
A Avenida José Leon foi contemplada com três novos semáforos:
– Av. José Leon x Av. Dr. João Maciel Filho (veicular com estágio para pedestres)
– Av. José Leon x Rua Gen. Caiado de Castro
– Av. José Leon x Rua Junior Rocha
Nova via
Por meio do projeto, também foi realizada a abertura de uma nova via ligando a Avenida Dr. João Maciel Filho à Rua José Alves Cavalcante, permitindo mais uma alternativa de deslocamento na região.
Binários em Fortaleza
De junho de 2014 até hoje, a Prefeitura de Fortaleza já implantou 30 Binários e 1 Trinário na cidade e reordenou o trânsito em outras áreas. Mais de 50 bairros especificamente, além das áreas adjacentes, já foram contemplados com o projeto de Binários, destacando-se Centro, Praia de Iracema, Papicu, Aldeota, Parquelândia, Rodolfo Teófilo, Montese, Jóquei Clube, Bela Vista, Parangaba, Montese, Granja Portugal, Conjunto Ceará, Bom Jardim, Maraponga, Vila Manuel Sátiro, Parque Santa Rosa, Cidade dos Funcionários, Parque Manibura, Itaperi e Messejana, dentre outros.
Ao longo do processo da implantação dos projetos de binários, foram sendo incorporadas novas ações, como requalificação da iluminação pública e dos pavimentos, correções de drenagem, a implantação de prolongamentos de calçadas, calçadas verdes, faixas elevadas para pedestres, infraestruturas cicloviárias com diferentes soluções para cada região, faixas exclusivas para ônibus, faixas em diagonal para pedestres, travessias elevadas para pedestres, novos semáforos para o trânsito geral, semáforos para pedestres e requalificação dos pontos de parada de ônibus, dentre outros benefícios. Hoje, o projeto de binário tem uma conotação mais ampla, sendo ainda uma otimização de circulação viária, mas também incluindo uma ampla intervenção que beneficia e dá mais segurança para pedestres, pessoas com mobilidade reduzida e ciclistas.
Serviço
Inauguração do Microparque Urbano José Leon e binários do Parque Manibura
Data: 24/11 (terça-feira)
Horário: 16h
Local: Avenida José Leon, esquina com a Avenida Dr. João Maciel Filho – Parque Manibura