Prefeitura de Caucaia e Senac Ceará qualificam 39 jovens na área de tecnologia
O Programa Ninho de Desenvolvedores entregou, nesta quarta-feira (28), o certificado para 39 alunos que concluíram os cursos de Matemática Aplicada à Lógica Computacional e Programador de Sistemas. Realizado pela Prefeitura de Caucaia, por meio do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ) e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), o programa promove a qualificação profissional de jovens e adultos na área de Tecnologia para inclusão no mercado de trabalho. Os cursos foram realizados pelo Senac Ceará, através da unidade de Maranguape.
A solenidade de certificação aconteceu na Câmara Municipal de Caucaia, com a presença do Procurador Geral do Município, Guthemberg Holanda; da secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Natécia Campos, da secretária executiva de Trabalho e Empreendedorismo, Izabel Calado; do diretor de Educação Profissional do Senac Ceará, Gustavo Guimarães; da gerente do Senac Aquiraz, Doraneide Fernandes; além de representantes de instituições como IEL, CIEE, Ceará Cred e empresários locais.
O Procurador Geral do Município, que representou o prefeito Vitor Valim, afirmou que o objetivo da Prefeitura de Caucaia, ao implantar o programa Ninho de Desenvolvedores, é fomentar o desenvolvimento tecnológico de Caucaia, ao mesmo tempo em que qualifica e gera a inserção da população no mercado de trabalho. Nesse sentido, a secretária da SDST complementou que esse é o maior programa de capacitação na área de Tecnologia no Município e que as parcerias tornaram possível formar as duas primeiras turmas.
Em nome da diretora Regional do Senac Ceará, Débora Sombra, Gustavo Guimarães destacou a articulação dentro da gestão municipal, com endosso do prefeito, para implantação do programa. “Insistam, invistam e continuem unindo forças, pois não há futuro para atender tantas demandas sociais sem colaboração, e esse movimento começa na instância do poder público”, disse o diretor.
Segundo ele, o Ceará tem mais de 600 mil jovens que “nem estudam nem trabalham” atualmente, e que, até 2024, o país precisará de mais de 420 mil profissionais na área de Tecnologia. “O programa está no caminho certo para solucionar esse apagão de mão-de-obra no Ceará. Dessa forma, o Ninho de Desenvolvedores pode alçar Caucaia como referência nacional em desenvolvimento tecnológico”, ressaltou.
Na ocasião, os alunos apresentaram os trabalhos finais de curso, que incluíam aplicativos e programas com propostas para solucionar demandas nas áreas de gestão, finanças, saúde e energia limpa, além de uma rede social. Roxanny Rodrigues, de 31 anos, desenvolveu junto com um colega uma plataforma de e-commerce para microempreendedores da cidade. Ela, que trabalha com design, disse que por ser iniciante nessa área enfrentou muitos desafios durante a qualificação, mas sempre contou com o suporte e a orientação do instrutor, Tarik Ponciano. “O curso de Programador de Sistema mudou a minha visão sobre o mercado da Tecnologia, abrindo um novo leque de possibilidades. Os meus planos para o futuro são continuar os estudos para conseguir meu lugar no mercado de trabalho”, afirmou a jovem.