Prefeito Roberto Cláudio e governador Camilo Santana visitam obras
Com orçamento de R$ 63,7 milhões, a modernização e restauração dos prédios e da Praça da Estação é resultado da parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza
O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio visitaram, nesta quarta-feira (04/11), as obras de construção do complexo cultural Estação das Artes (antiga Estação Ferroviária João Felipe), no Centro. Com orçamento de R$ 63,7 milhões, a modernização e restauração dos prédios e da Praça da Estação é resultado da parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, por meio do Programa Juntos por Fortaleza.
“É um presente que a Cidade vai conhecer, pois o Governo do Estado está desnudando este espaço que vai ser um equipamento público cheio de vida, de gente e, o principal, destinado à cultura, às artes, com ocupação qualificada, de economia criativa em todo esse entorno que se integrará com outros pedaços de valor igualmente importante na perspectiva histórica”, declarou o Prefeito.
Com 30% das obras concluídas, o complexo cultural vai contar com a Pinacoteca do Estado, mercado gastronômico, salas de exposição, e sedes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além de restaurar estruturas da antiga Estação Ferroviária João Felipe, o projeto ergue novos prédios e requalifica todo o entorno, através da interligação com equipamentos como a Emcetur e o Passeio Público.
Camilo Santana afirmou que o espaço, denominado de Estação das Artes Belchior, será um marco para Fortaleza. “Não tenho dúvida que este será mais um espaço importante para a Cidade. Além de espaço cultural, vai movimentar a economia local, a gastronomia, a visitação de turistas para essa região, fortalecendo a reocupação do Centro da Cidade. Será um grande equipamento e quero agradecer essa parceria importante que temos tido com o prefeito Roberto Cláudio”, ressaltou o Governador.
Além da estação João Felipe, o complexo cultural vai contar com os setes galpões da antiga Rede Ferroviária Federal e a Praça da Estação, que será revitalizada. O local contará com facilidade de acesso, pois estará nas proximidades da estação Chico da Silva, ligando a Linha Sul e a futura Linha Leste do Metrô de Fortaleza.
A obra, que abrange uma área de quase 67 mil m², deve ser concluída em 2021, quando a Secult assumirá o gerenciamento do patrimônio para entregar à população um grande complexo de cultura e lazer.
O novo equipamento se somará aoutras edificações no Centro da Capital, a exemplo da Igreja do Patrocínio, Praça e Theatro José de Alencar, além do corredor da João Moreira, que conta com a Emcetur , Passeio Público, Forte de Nossa Senhora da Assunção, seguido pelo Dragão do Mar, Mercado Central, Igreja da Sé, entre outros.