Pré-Lançamento do Yoga Tummo – Outubro 2019 Yoga Tummo
Yoga é uma filosofia de vida baseada na união do corpo e mente, originada na Índia há mais de 5000 anos. Desde então, o Yoga tem sido disseminado por todo o mundo e, nas montanhas do Tibete, é praticado por monges em baixíssimas temperaturas sob a denominação de “Tummo: o calor do despertar psíquico que acende a chama da inspiração, do entusiasmo e do espiritual.” (Tibete)
A prática do Yoga Tummo é, acima de tudo, um encontro íntimo com a natureza e consigo mesmo. UMA VERDADEIRA COMUNHÃO COM A NATUREZA! Viver o Yoga Tummo é uma experiência emocionante e única, na qual a pessoa é transformada e enriquecida pela essência da vitalidade!
A exposição voluntária e controlada ao frio (ou o frescor do clima tropical) engendra a reconstituição de defesas naturais e permite encontrar, em si, qualidades e valores até então adormecidos. Essa prática dá acesso a um estado psíquico de unidade e plenitude no qual forças e habilidades que dormem em nós são elevadas a sua mais alta eficácia. É a abertura para o mundo, em um desejo nobre de compartilhar, inspirado pela natureza e guiado pelas nossas próprias qualidades, que descobrimos na medida do avanço da nossa prática.
O Yoga Tummo é o despertar da força interior e das energias físicas, intelectuais, emocionais e espirituais!
YOGA TUMMO TROPICAL
O frio é uma chave essencial para permitir essa troca transformadora. Mas esse frio não precisa necessariamente ser intenso, com temperaturas negativas como no Tibete, para que se consiga usufruir dos benefícios do Tummo. O frescor matinal da floresta tropical, de manhã cedo, durante as meditações, com mínimo de roupa possível, é suficiente para a prática do Yoga Tummo.
Nos banhos nas cachoeiras, a temperatura da água fica entre 14 e 20 graus, que é longe de ser uma água gelada, mas é suficiente para desencadear processos fisiológicos e seus benefícios relacionados à exposição voluntária ao frio. O poder da água das cachoeiras é, também, um elemento chave purificador e transformador extraordinário, que muitos brasileiros já experimentaram. Na realidade, brasileiras e brasileiros praticam Tummo de forma espontânea sem terem consciência disso, numa cachoeira ou num mar mais frio, e sabem muito das sensações de bem-estar que isso lhes proporciona.
A proposta do Yoga Tummo Tropical é promover uma intencionalidade no contato íntimo com a natureza e consigo mesmo, a partir de um conjunto de técnicas tibetanas centenárias, com vistas à adoção de um estilo de vida mais saudável, maior conexão com a vida, desenvolvimento de autoconfiança e resiliência, estímulo das funções adaptativas e potencialização de emoções positivas.
Durante os treinamentos, são ensinadas técnicas de relaxamento, respiração e visualizações, de inspiração tibetana, que permitirão aproveitar plenamente os poderes de transformação dessa prática e acessar, assim, a dimensão regeneradora, em termos fisiológicos, emocionais e espirituais.
O FRIO
Nas últimas décadas, os cientistas começaram a se interessar pelo impacto do frio na saúde humana, observando a saúde muito acima do normal de povos que têm tradição de se expor ao frio, como norte da Europa, Rússia, Himalaia. Diversas experiências mostraram a pertinência de tais práticas. A medicina assimilou as virtudes da exposição ao frio e denominou suas aplicações de ‘crioterapia’. É comum observar que, no mundo todo, cada vez mais atletas de alto nível usam a exposição ao frio para usufruir de seus efeitos anti-inflamatórios e para recuperar mais rapidamente suas energias.
Os efeitos da exposição ao frio têm sido estudados por vários grupos de pesquisa, sob aspectos fisiológicos e psicológicos. Dentre estes, Muzic, Reilly, Diwadkar (2018) apresentaram evidências convincentes da primazia do cérebro, e não do corpo (mecanismos periféricos), na mediação das respostas à exposição ao frio. Os resultados sugerem, ainda, que pessoas expostas ao frio voluntário desenvolvem um nível mais alto de controle sobre os principais componentes da sistema autônomo, com implicações para intervenções no estilo de vida que possam melhorar múltiplas síndromes.
A Ph.D. Rhonda Perciavalle Patrick apresenta estudos que evidenciam que o bom estresse pode ser gerado a partir de exercício, jejum, exposição ao calor (sauna) e exposição ao frio (imersão em água fria ou crioterapia), por exemplo. Em geral, atividades que estimulam o bom estresse têm um efeito hormético, o que significa que, na dose certa, servem para desencadear respostas celulares no corpo que excedem o que é realmente necessário para compensar o incômodo inicial que seria prejudicial. Em outras palavras, na dose certa, mesmo coisas que poderiam ser prejudiciais em doses mais altas, podem desencadear um ganho líquido de resiliência. Isso ocorre por um variedade de mecanismos distintos, sobretudo fisiológicos.
Quando as pessoas pensam em imersão em água fria ou crioterapia, consideram o efeito no metabolismo, dor muscular e recuperação, desempenho atlético e demais resultados imediatos no corpo em geral. Entretanto, os principais efeitos do frio são no cérebro. Há evidências de que a exposição ao frio melhora o humor e um entendimento de que banhos frios podem até ser usados para prevenir e tratar a depressão. Uma das respostas fisiológicas mais consistentes e profundas à exposição ao frio é uma robusta liberação de Noradrenalina na corrente sanguínea, bem como na região do locus coeruleus da cérebro, em até 5 vezes. A Noradrenalina é um hormônio que influencia o humor, ansiedade, sono e alimentação junto com a Serotonina, a Dopamina e a Adrenalina. A Noradrenalina não é apenas um hormônio, mas também um neurotransmissor e está envolvido em vigilância, foco, atenção e humor. A Noradrenalina também tem outros efeitos profundos na dor, metabolismo e inflamação.
OS BENEFÍCIOS
- Purifica as células, inclusive as células do cérebro, tornando-as mais saudáveis, e facilita processos químicos e físicos.
- Estimula as funções adaptativas; desenvolve a capacidade de reação frente às dificuldades da vida.
- Reforça as defesas naturais do nosso organismo e proporciona a diminuição do surgimento de numerosas patologias.
- Provoca um efeito anti-inflamatório no corpo inteiro, diminuindo os riscos associados aos processos inflamatórios.
- Estimula o aparelho circulatório, fortalecendo as veias e artérias, reduzindo o risco de patologias cardiovasculares.
- Queima o açúcar, as gorduras superficiais e a celulite: o frio emagrece as pessoas.
- Alivia a depressão e aumenta o bem-estar geral. Estimula autoestima, autoconfiança e entusiasmo.
- Ajuda a lutar contra a insônia.
- Aumenta o ardor sexual.
- Aumenta o Metabolismo
QUEM É PATRICK DAUBARD
Formado em Ciências Humanas, em Saúde (nas áreas da psicologia e psiquiatria), em Yoga, Esportes e Música, com mais de 30 anos de experiência profissional, tornou-se um Especialista em ajudar as pessoas a acreditar nelas mesmas, e a descobrir e potencializar suas qualidades e talentos.
Há 10 anos, Patrick Daubard vem atuando com seu pai Maurice Daubard, precursor do Tummo na Europa, em workshops na Itália (http://bit.ly/
*Colômbia, Peru, Brasil, Argentina, Antilhas, Nova Caledônia, Espanha, Portugal, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Alemanha, Israel, Irã entre outros.
WORKSHOP INTERNACIONAL EM PARATY OUTUBRO 2019
- Práticas de Yoga do Tibet (Tummo) e de Silvoterapia*, em exterior, numa natureza exuberante;
- Práticas de Yoga tradicional da Índia e do Egito, na sala de Yoga da pousada Dharma Shala, com vista para floresta;
- Passeios turísticos na cidade de Paraty e arredores.
* Criada no Japão, na metade do século XX, como parte de um programa nacional de saúde, a silvoterapia é uma atividade de cura do corpo e do espírito. Ela pode ser uma ajuda terapêutica ao mesmo tempo que um suporte para o desenvolvimento pessoal, e uma (re)conexão à natureza. É realizada por uma imersão consciente e contemplativa na floresta. Nesta imersão, que é chamada de ‘banho de floresta’, os sentidos e sentimentos são estimulados pela interação com os elementos da floresta.